quinta-feira, 26 de abril de 2018

Música na Escola: Projeto leva música para escolas municipais de Sobral


A Escola Municipal Netinha Castelo receberá, nesta sexta-feira (27/04), às 10 horas, um recital didático apresentado pela Camerata de Cordas Dedilhadas da Universidade Federal do Ceará (UFC). A iniciativa faz parte do projeto "Música na Escola", desenvolvido pelo curso de Música da UFC em parceria com a Secretaria da Educação de Sobral, que visa desenvolver ações formativas em música para estudantes das escolas municipais e para estudantes da licenciatura em Música da UFC Sobral.

No dia 20 de abril, a Camerata de Cordas Dedilhadas se apresentou na Escola Gerardo Rodrigues, no bairro Junco. Curiosos e atentos, os estudantes conheceram um pouco dos instrumentos que compõem a Camerata (bandolim, cavaquinho, violão e viola caipira). O grupo, integrado por estudantes e professores, executou composições e arranjos da música brasileira.

O recital didático consiste em uma apresentação artística seguida de uma conversa com os estudantes. "Para os estudantes da escola pública, trabalhamos questões ligadas ao reconhecimento da instrumentação, função dos instrumentos dentro dos arranjos, tipos de músicas, etc. E para os estudantes da licenciatura, promovemos uma aproximação com a escola, espaço potencial de atuação do profissional formado em Música, além de desenvolvermos a prática de apresentação musical", falou o professor do curso de Música da UFC, Marcelo Mateus.


Com o apoio da Secretaria da Educação de Sobral, o projeto "Música na Escola" apresenta os recitais didáticos às sextas-feiras. Além do grupo Camerata de Cordas Dedilhadas, outros também irão se apresentar no decorrer do projeto, como a Orquestra de Violões da UFC, o grupo de choro Lágrimas da PS, o Vocal UFC, entre outros.