terça-feira, 10 de abril de 2018

Professores participam de oficina para uso dos laboratórios de Fabricação Digital em Sobral


A Secretaria da Educação de Sobral promoveu, de 3 a 6 de abril, uma série de atividades para implantação de laboratórios de Fabricação Digital adaptados ao ambiente escolar (FabLearn Labs). A iniciativa é apoiada pela Fundação Lemann e dialoga com a elaboração do novo currículo de Ciências do Município, que integra o uso de tecnologias.

Estão sendo instalados, em projeto piloto, os dois primeiros laboratórios no Colégio Sobralense Maria Dorilene Arruda Aragão e na Escola Padre Oswaldo Chaves. Nos dias 3 e 4 de abril, foram realizadas duas oficinas com artesãos para elaboração de kits de construção, que serão utilizados pelos alunos durante as aulas nesses dois laboratórios.


No dia 5 de abril, foi realizada uma oficina com o grupo de trabalho que atua na elaboração do currículo de Ciências, na qual os professores foram apresentados aos novos equipamentos dos laboratórios, como a impressora 3D, a cortadora a laser, a placa gogo board, entre outros. Orientados por especialistas em tecnologia aplicada à educação da Universidade de Stanford, o grupo também trabalhou no redesenho da sequência didática para melhor aproveitamento dos laboratórios nas aulas de forma interdisciplinar.

Na sexta-feira (06/04), alunas da Universidade de Stanford realizaram uma pesquisa com crianças da Escola Padre Oswaldo Chaves e o grupo de professores dos laboratórios discutiram possibilidades de materiais para uso nas aulas das sequências didáticas.