quarta-feira, 12 de junho de 2019

Célula de Alimentação Escolar realiza roda de conversa com pais de alunos no Centro de Educação Infantil Miguel Jocélio


Pais e mães de estudantes do Centro de Educação Infantil Miguel Jocélio participaram de atividades sobre educação alimentar, no Residencial Nova Caiçara, no dia 06 de junho, promovida pela Célula de Alimentação Escolar. Na ocasião, foram abordados assuntos como a importância da alimentação escolar e da atuação dos pais no processo de formação nutricional das crianças.

Também foi apresentado o cardápio escolar e repassadas orientações nutricionais quanto aos alimentos saudáveis e produtos industrializados. Além disso, os pais puderam conhecer as técnicas de higienização de estoque e os processos utilizados pelas manipuladoras de alimentos nas escolas.

"O ambiente escolar é considerado um excelente lugar para a disseminação de informações e o desenvolvimento de ações direcionadas à promoção da saúde e da qualidade de vida", explicou a gerente de Alimentação Escolar, Rayana Rocha.

Acompanhamento


Visando garantir as boas práticas na alimentação escolar, durante o mês de maio, as nutricionistas da Célula de Alimentação Escolar visitaram 31 escolas públicas da rede municipal de Sobral, na sede e nos distritos. Foram monitorados os cardápios das unidades escolares, repassadas orientações técnicas e verificado se a manipulação de alimentos está sendo realizada de forma adequada.

A Célula de Alimentação Escolar conta com quatro nutricionistas e é responsável pelo planejamento anual das compras, elaboração dos cardápios adequados nutricionalmente, controle de compras, armazenamento e distribuição dos alimentos e elaboração do Manual de Boas Práticas para Serviços de Alimentação. Também orienta e supervisiona as atividades de higienização de ambientes, equipamentos e utensílios usados e orientam as manipuladoras de alimentos, estoquistas e diretores, quanto à logística e boas práticas no serviço de manipulação de alimentos.