sexta-feira, 21 de junho de 2019

Secretaria da Educação de Sobral avalia mais de 21 mil estudantes da rede municipal


A Secretaria da Educação de Sobral iniciou, no dia 10 junho, a aplicação da Avaliação Externa com os alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal de Ensino, nas competências e habilidades de Leitura, Língua Portuguesa e Matemática. Ao todo, 21.293 estudantes participam desta prova, que segue até o dia 28 de junho.

As provas são elaboradas e aplicadas pela Casa da Avaliação Externa. Para a aplicação dos exames são contratados candidatos que não tenham vínculo com as escolas municipais. A contratação ocorre por meio de seleção pública realizada pela Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (Esfapege). Nesta edição, 130 aplicadores aprovados na seleção participaram de treinamentos antes da realização das avaliações. 

Todos os estudantes matriculados na Rede Pública Municipal de Educação de Sobral fazem provas da avaliação externa, semestralmente, nas habilidades de leitura, escrita e matemática. Após as avaliações, a Casa da Avaliação fornece para as escolas os resultados por turma e por aluno, num sistema informatizado. Esta ação tem possibilitado o constante redesenho das políticas públicas de educação para garantir a oferta de um ensino de qualidade.