sexta-feira, 14 de junho de 2019

Inscrições abertas para a Olimpíada Brasileira de Química Júnior

Estudantes do 8° e 9° ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Sobral podem participar da XII Olimpíada Brasileira de Química Júnior (OBQJr). As inscrições serão realizadas de forma online, até o dia 31 de julho. Para participar da competição, cada escola deve cadastrar seus alunos no site oficial. A OBQJr visa estimular o interesse pelas Ciências da Natureza, de modo especial a Química. Além de contribuir para a melhoria do ensino e identificar jovens talentos com aptidão para as Ciências da Natureza.

A competição será dividida em duas fases. Na primeira etapa, os participantes serão submetidos a provas com 20 questões objetivas. A aplicação do exame ocorre de 8 a 10 de agosto, nas unidades escolares. Já a segunda fase será realizada com estudantes que obtiveram as maiores notas a nível nacional na 1ª fase. Além de 10 perguntas objetivas, as provas também terão três questões analítico-expositivas e serão aplicadas no dia 14 de setembro, em local a ser definido pela comissão organizadora. O resultado final será divulgado no dia 14 de outubro, no site oficial da Olimpíada.

A Olimpíada Brasileira de Química Júnior (OBQJr) é uma atividade promovida pela Associação Brasileira de Química (ABQ) e coordenada anualmente pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade Federal do Piauí (UFPI), direcionada para estudantes devidamente matriculados no 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental de escolas brasileiras, públicas e privadas, situadas em todo território nacional.

- Inscrições, clicando aqui
- Leia o regulamento, clicando aqui.