quinta-feira, 13 de junho de 2019

Educação de Sobral é destaque em evento do Instituto Ayrton Senna em São Paulo

A bem-sucedida política pública de educação de Sobral foi destaque no evento “Alfabetização 360º na perspectiva da educação integral", promovido pelo Instituto Ayrton Senna, nesta segunda-feira, 10 de junho, em São Paulo. O evento contou com a participação do prefeito Ivo Gomes, do secretário da Educação, Herbert Lima, e de educadoras da rede municipal que falaram sobre “Políticas públicas que geram impacto: a experiência de Sobral em alfabetização”.

Na ocasião, a presidente do Instituto Ayrton Senna, Viviane Senna, destacou que Sobral mais uma vez está partindo na frente. “Sobral fez toda a lição de casa do século XIX e XX com brilhantismo, com todas as crianças alfabetizadas, o desenvolvimento cognitivo a mil, exemplar. Há 25 anos Sobral empurrou a fronteira da educação no Brasil e 25 anos depois vai empurrar a fronteira de novo para além do cognitivo em educação”, disse Viviane referindo-se à nova parceria para implementação das competências socioemocionais nas escolas municipais de Sobral.

O prefeito Ivo Gomes destacou o trabalho continuado que vem sendo desenvolvido há mais de duas décadas. “São 22 anos de muito trabalho, de muito amor pela causa, de muito engajamento, especialmente dos técnicos e professores sem os quais a educação pública de qualidade nunca será realidade. Essa aliança que governa Sobral há 22 anos tem uma ideia força que nos move que é a crença incontrastável de que todos têm capacidade de aprender sejam eles pobres, ricos, brancos, negros, homens e mulheres. Não é o contexto socioeconômico de uma criança que vai impedi-la de aprender. O que elas precisam e as diferem de outras crianças de classe média, por exemplo, é de oportunidades”, avaliou Ivo Gomes.  

“Sobral não se acomoda com seus indicadores atuais e por isso desenvolveu novos currículos de Língua Portuguesa e Matemática tendo como referência os currículos de países como Canadá e Finlândia e já estamos desenvolvendo um novo currículo de Ciências. E para além das avaliações nacionais aderimos ao Programa Internacional de Avaliação de Estudantes”, destacou o secretário Herbert Lima.


A diretora da Escola José Ermírio de Moraes, Elaine Rocha, falou sobre o papel do gestor escolar na rede municipal de Sobral. “O papel do diretor é identificar o perfil do professor alfabetizador, que precisa ter um desafio e conhecer o aluno como um todo. Me transformei naquela diretora que conhece e faz parte dos projetos pedagógicos da escola. As metas de aprendizagem dos alunos são elaboradas em conjunto com os professores, coordenadores e pais. Desenvolvo um trabalho integrado junto com o coordenador pedagógico para visualizar o que está acontecendo em toda a escola, ver o que o professor está precisando, qual a dificuldade para apoiarmos esse professor”, explicou.


Competências Socioemocionais

Visando promover a formação integral dos estudantes Sobral firmou uma nova parceria com o Instituto Ayrton Senna para o desenvolvimento das competências socioemocionais, que entram de forma transversal no currículo das escolas municipais. Para auxiliar as escolas nesta tarefa, a Prefeitura de Sobral empossou 11 psicólogos, aprovados em concurso público para o cargo de orientador educacional, que atuarão nas escolas públicas municipais.

Estudos internacionais e nacionais demonstram que o desenvolvimento de habilidades como organização, foco, curiosidade, imaginação criativa e interesse artístico favorece o aprendizado em disciplinas como Língua Portuguesa e Matemática. Além disso, tem influência positiva na permanência do aluno na escola, na diminuição de ocorrências de violência na comunidade, e em uma série de outras conquistas e realizações ao longo da vida.

Sobral e o Instituto Ayrton Senna têm promovido ações conjuntas para a melhoria da educação na região desde 1997, quando o município aderiu ao programa Acelera Brasil para a correção do fluxo escolar, e, ao longo desses 20 anos, já foram parceiros em ações conjuntas, como o Escola Campeã, para o fortalecimento da capacidade de gerenciamento das escolas, com ênfase no diretor, e o Gestão Nota 10, com foco no gerenciamento das escolas e das secretarias para a melhoria da qualidade do ensino.