sexta-feira, 21 de junho de 2019

Rede Municipal de Ensino de Sobral recebe e capacita Orientadores Educacionais


Visando à formação integral dos estudantes, a rede pública municipal de ensino de Sobral está recebendo os orientadores educacionais aprovados em concurso público. De 17 a 19 de junho, estes profissionais estão participando de uma formação promovida pelo Instituto Ayrton Senna abordando os temas educação integral e competências socioemocionais.

“Estamos fazendo parte da formação inicial dos orientadores educacionais, que trabalharão em conjunto com os coordenadores pedagógicos e diretores, a proposta que o Instituto Ayrton Senna está desenvolvendo em parceria com o município de Sobral para a implementação de uma educação integral baseada em evidências com foco nas competências socioemocionais integradas ao currículo escolar”, explicou Laura di Pizzo, gerente de projeto do Instituto Ayrton Senna.

Durante a formação, os profissionais, juntamente com coordenadores pedagógicos e técnicos da Secretaria da Educação, participaram de atividades abordando suas expectativas, o conceito de educação integral, as macrocompetências adotadas na rede municipal de Sobral (amabilidade, resiliência emocional, engajamento com os outros, autogestão e abertura ao novo) e o desenvolvimento de sequências didáticas com duplo foco (cognitivo e socioemocional).

Os Orientadores Educacionais foram recepcionados pelo secretário da Educação, Herbert Lima, estiveram reunidos com os diretores escolares para os quais foram apresentadas as suas atribuições e já foram recebidos nas escolas municipais de Sobral.

Os orientadores educacionais atuarão na orientação e diálogo com os alunos, professores, gestores, responsáveis e com a comunidade, orientado sobre as escolas, relacionamentos com colegas e vivências familiares, contribuindo com a formação emocional das crianças e adolescentes. A partir de demandas apontadas pelo núcleo gestor, os profissionais promoverão palestras, oficinas, vivências e intervenções com o objetivo de identificar e resolver coletivamente problemas psicossociais que possam surgir na comunidade escolar.