terça-feira, 4 de junho de 2019

Gestores públicos de estados brasileiros participam de Seminário sobre a Educação de Sobral

Gestores públicos e educadores dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraíba e Ceará participaram do XIX Seminário sobre a Educação de Sobral, realizado nos dias 30 e 31 de maio. O evento apresenta um panorama da trajetória e estratégias adotadas pelo município, que fizeram Sobral ter hoje a melhor Rede Pública Municipal de Educação do Brasil, segundo avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2017.


O primeiro dia de programação contou com visitas à Casa da Avaliação Externa do município e à Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (Esfapege). Em seguida, o secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, ministrou a palestra “A Experiência Educacional de Sobral – 22 anos”, na qual ele apresentou a política educacional implementada ao longo dos últimos anos. Os educadores conheceram um pouco mais sobre a atuação pedagógica na Rede Municipal de Sobral por meio da palestra “Atividades, ações e metodologias de Desenvolvimento da Aprendizagem e da Gestão Pedagógica nas Escolas Municipais de Sobral”, ministrada pela tutora da Coordenadoria de Desenvolvimento da Aprendizagem e da Gestão Pedagógica, Jacyra Pimentel.




Nesta edição, o seminário recebeu uma comitiva formada por gestores públicos de Educação de municípios do Rio de Janeiro que participam do programa “Rede de Líderes Educacionais Fluminense”, desenvolvido pelo Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (CEIPE) da Fundação Getúlio Vargas.

Para a secretária da Educação de Angra dos Reis (RJ), Stella Magaly Salomão Corrêa, “quando se tem uma política pública séria se vai longe. E aqui a gente vê uma política que é mantida apesar dos governos e isso faz muita diferença. Muitas vezes se pensa que é o investimento financeiro que faz diferença, mas se não houver comprometimento, que vi de sobra aqui, não adianta só ter o recurso financeiro. Sobral sem dúvidas é um exemplo para todo Brasil”.


Na programação do segundo dia, os gestores participaram da palestra “A Formação de Professores no Município de Sobral e a Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional”, ministrada pela coordenadora pedagógica da Esfapege, Tarjjara Almeida, e em seguida, visitaram a Escola Professor Gerardo Rodrigues de Albuquerque e o Centro de Educação Infantil Terezinha de Jesus Ponte Aragão, onde conheceram as atividades desenvolvidas pelas unidades escolares.

- Veja mais fotos, clicando aqui.