terça-feira, 4 de junho de 2019

Estudantes dos distritos de Bonfim e Caioca recebem projeto Música na Escola


Os estudantes da Escola Elda Cavalcante, no distrito do Bonfim, e da Escola Manoel Marinho, no distrito de Caioca, receberam no dia 31 de maio o recital didático do projeto Música na Escola. A iniciativa do curso de Música da Universidade Federal (UFC) do Ceará em parceria com a Secretaria da Educação de Sobral acontece todas as sextas-feiras nas escolas municipais.

No turno da manhã, o grupo de Choro da UFC campus Sobral apresentou as músicas “Acariciando” (Abel Ferreira), “Benzinho” (Jacob do Bandolim) e “Lamentos” (Pixinguinha). E o Grupo Kees continuou o recital com as músicas “Rolling in the deep” (Adele Adkins/ arranjo de Larry Moore), “Anunciação” (Alceu Valença/ arranjo Leandro Oliveira), “Firework (Katy Perry/ arranjo de Robert Longfield) e “Game of Thrones” (Ramin Djawadi/arranjo Adeline Stervinou).


Os apresentadores do recital, Victor Manuel e Marcelo Mateus, envolveram os alunos da Escola Elda Cavalcante em uma didática destacando os aspectos das origens do Choro, as funções dos instrumentos no ritmo regional, a importância do momento de afinação em grupos de cordas friccionadas, os diferentes tipos de instrumentos e as funções da melodia e do acompanhamento.


No turno da tarde, a apresentação aconteceu na Escola Manoel Marinho com o grupo de flautas Flautário, que iniciou o recital didático apresentando as músicas “Ragtime” (Mathias Sieber), “Blás Blues” (Bjorn Hagvall), Adiós Nonino (Astor Piazzolla) e “Conversa de Botequim” (Noel Rosa, Vadico e Francisco Alves). A última música teve a participação do grupo de Choro da UFC-Sobral, que seguiu a apresentação com as músicas “Acariciando” (Abel Ferreira), “Lamentos” (Pixinguinha) e Brasileirinho (Waldir Azevedo).

Ao final de cada apresentação, os estudantes, professores e demais funcionários das escolas participam do momento de Percussão Corporal e de uma roda de conversas respondendo curiosidades do público.