sexta-feira, 21 de junho de 2019

Etapa municipal do Prêmio Peteca 2019 seleciona estudantes de Sobral para fase estadual


A Secretaria da Educação de Sobral promoveu, nesta terça-feira (18/06), o IX Festival Municipal do Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho de Crianças e Adolescentes (Peteca). O evento foi realizado no Theatro São João e contou com a participação de mais de 150 estudantes das escolas públicas municipais de Sobral.

O Peteca consiste na promoção de ações de conscientização e sensibilização da comunidade escolar e da sociedade em geral sobre os direitos da criança e do adolescente, com foco na erradicação do trabalho infantil e na proteção ao trabalhador adolescente. A competição conta com seis modalidades: Conto, poesia, música, desenho, curta-metragem e esquete teatral. Nesta etapa, foram avaliados trabalhos dos alunos da rede municipal de ensino matriculados do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental.


A coordenadora do Ensino Infantil, Kathleen Arcanjo, agradeceu o engajamento das unidades escolares quanto ao combate à exploração do trabalho de crianças e adolescentes. “Durante esses últimos meses, as escolas promoveram diversas atividades educativas, como palestras e rodas de conversas com as famílias. Sem essa adesão não seria possível a realização do Peteca. A gente precisa entender que o trabalho infantil prejudica a vida e a educação das crianças”, disse. 

Durante o evento, os participantes das modalidades Música e Esquete Teatral realizaram suas apresentações. A comissão julgadora foi composta pela coordenadora de Cultura de Sobral, Simone Passos; pelo ator e músico Alexandre Fontenele; e pelo compositor, poeta e ator, José Álvaro Lemos. Na ocasião, também foram exibidos os curtas-metragens produzidos e encenados pelos alunos.

Em seguida, teve início a solenidade de premiação. Ao todo, 17 trabalhos foram selecionados para a etapa estadual, que está com inscrições abertas até o dia 30 de junho. Nesta fase, os trabalhos inscritos serão avaliados por Comissão Julgadora Estadual, instituída no âmbito do Ministério Público do Trabalho (MPT/CE). O resultado final deve ser publicado até o dia 30 de agosto.


Escolas selecionadas em cada categoria:
Conto
Escola Odete Barroso
Escola Massilon Sabóia
Escola Vicente Antenor

Poesia
Escola Gerardo Rodrigues
Escola Elpídio Ribeiro
Colégio Sobralense de Tempo Integral Maria de Lourdes Vasconcelos

Desenho
Escola José Arimatéia Alves
Escola José Parente Prado
Escola Deliza Lopes

Esquete Teatral
"Minha vovó não aprendeu a ler na infância", 4° ano da Escola José Ermírio de Moraes;
"Sua infância vale mais que um trocado", 6° e 7° ano do Colégio Sobralense de Tempo Integral Maria Dorilene Arruda Aragão;
"O sonho de Joaquina", 8° ano da Escola Elpídio Riberio da Silva.

Curta-metragem 
Colégio Sobralense de Tempo Integral Maria Dias Ibiapina
Colégio Sobralense de Tempo Integral Maria Dorilene Aruda Aragão

Música
- "Criança é viver bem", 4° ano da Escola Emilio Sendim;
- "Jovem aprendiz", 6° e 7° ano do Colégio Sobralense de Tempo Integral Maria de Lourdes Vasconcelos;
- "Quero voar", 8° ano do Colégio Sobralense de Tempo Integral Maria Dorilene Arruda Aragão;

- Veja todas as fotos, clicando aqui.