terça-feira, 22 de outubro de 2019

Política educacional de Sobral é apresentada na Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia



A política educacional de Sobral foi apresentada como modelo, em audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia, na segunda-feira (21/10). Com o tema “Estratégias para melhoria do Ensino Público em Rondônia”, a audiência foi proposta pela Comissão de Educação e Cultura da casa legislativa rondoniense.

Em apresentação o secretário de Educação de Sobral-CE, Herbert Lima, destacou os principais pontos da reforma educacional, iniciada há 20 anos pelo município, que tem a rede pública municipal avaliada como a melhor do Brasil de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), no qual obteve notas 9,1 (1º ao 5º ano) e 7,2 (6º ao 9º ano) nas duas etapas do ensino fundamental. O secretário destacou que a melhoria da educação é fruto de investimentos na gestão, formação e valorização de professores, monitoramento de resultados com foco na aprendizagem dos estudantes, apoiando o trabalho do professor em sala de aula.

“Queremos plantar mais uma boa semente e contribuir para que a nossa educação cresça ainda mais. Vamos somar esforços nesse sentido e essa é a nossa motivação: atuar para que os resultados positivos na educação aconteçam”, disse o presidente da Comissão de Educação e Cultura da AL-RO, deputado Lazinho da Fetagro.



Em setembro deste ano, integrantes da Comissão estiveram em Sobral, foram recebidos pelo prefeito Ivo Gomes e pelo secretário da Educação, Herbert Lima, e visitaram escolas públicas municipais. “Na visita que fiz a Sobral, o que mais me chamou a atenção foi a motivação dos professores e diretores. Ou seja, se não houver uma mobilização, um querer de todos, a coisa não anda, seja qual for o modelo”, disse o deputado Adelino Follador, durante a audiência.

O deputado Alex Redano, que também conheceu o modelo de Sobral, disse ter ficado encantado. “É um modelo diferente, que precisa ter coragem política e o resultado demora. Mas é um caminho que trouxe resultados e precisa ser valorizado e pode ser adaptado para a nossa realidade em Rondônia e é essa a nossa intenção: apresentar um modelo exitoso, que possa somar forças por uma educação melhor em Rondônia”, acrescentou.



A audiência reuniu prefeitos, secretários municipais, vereadores, professores e diretores de escolas, com o foco no debate de um modelo que possa gerar ações e parcerias para a promoção de uma educação de qualidade.

*Com informações da Decom ALE-RO.