segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Educadores de Sobral farão Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública


O prefeito de Sobral, Ivo Gomes, o deputado federal Idilvan Alencar e o secretário da Educação, Herbert Lima, anunciaram, nesta sexta-feira (29/11), a oferta de um Mestrado exclusivo para professores, gestores e servidores da rede pública municipal de ensino de Sobral. A solenidade aconteceu no auditório da Prefeitura de Sobral e reuniu diretores, coordenadores pedagógicos, professores e técnicos da Secretaria da Educação de Sobral.

O prefeito Ivo Gomes agradeceu aos educadores pelos “relevantíssimos serviços prestados à população” e destacou a qualidade do curso. “Essa Universidade Federal de Juiz de Fora é a mais renomada do País na área de educação. É um momento histórico para a rede municipal de educação de Sobral. Agarrem essa oportunidade como uma forma de crescerem e lembrem-se de que estão fazendo esse curso pago pelo contribuinte e com objetivo de melhorar ainda mais o que já é muito bom: a educação de Sobral e o serviço que vocês prestam”, afirmou.




Esta é uma emenda parlamentar, que destinei no valor de R$ 1,3 milhão só para a turma de Sobral, inédita. Nem no Ceará nem no Brasil nunca houve emenda parlamentar para Mestrado de professores. E fiz isso por dois motivos: primeiro porque sei da importância desse Mestrado acadêmico  para quem  vive o dia a dia da escola e segundo porque, nesse momento que professor é desrespeitado e menosprezado, eu faço um contraponto dizendo que professor é o que existe de mais nobre nesse país”, disse o deputado federal Idilvan Alencar.

Serão oferecidas 35 vagas para profissionais da rede pública municipal de educação de Sobral no Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O edital da seleção para o Mestrado será lançado em abril de 2020 e as aulas terão início em julho na Academia do Professor Darcy Ribeiro, em Fortaleza.




Para o secretário da Educação de Sobral, Herbert ima, “Esse mestrado é a oportunidade para disseminar nas escolas práticas de pesquisa e investigação científica que possam sistematizar, por exemplo, o acompanhamento que ocorre na avaliação do município de Sobral, que permitam o desenvolvimento de instrumentos para fortalecer o processo de alfabetização. Esse curso não é só mais um título e uma oportunidade de qualificação profissional, mas também a oportunidade de transformar métodos, técnicas e recursos que Sobral construiu ao longo desses últimos 23 anos em documentos e trabalhos científicos que, não só vão registrar, mas também aperfeiçoar as atividades pedagógicas nas escolas”.

Também participaram da solenidade, o secretário de Educação do Ceará em exercício, Rogers Mendes; o reitor da Universidade Estadual Vale do Acaraú, Fabiano Carvalho; o coordenador da 6ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede), Daniel Costa; o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sobral, Gilvan Azevedo; e o diretor-presidente da Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (Esfapege), Amaury Gomes. 

Confira todas as fotos da solenidade AQUI