sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

Secretaria da Educação de Sobral apresenta versão preliminar do currículo de Ciências


A Secretaria da Educação de Sobral apresentou, nos dias 9 e 10 de dezembro, a versão preliminar do currículo de Ciências, que começa a ser aplicado em toda a rede em 2020. A solenidade foi realizada na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) – Campus Betânia, com a presença de diretores, coordenadores pedagógicos, professores, pedagogos e estudantes da rede pública municipal de ensino de Sobral.

Na ocasião, os educadores participaram de oficinas com experimentos com o objetivo de capacitá-los para implementar o uso do currículo no próximo ano com os alunos do 1° ao 9° ano do Ensino Fundamental. “O novo currículo oferece a possibilidade de os alunos aprenderem de forma mais concreta, de forma mais vivencial, explorando melhor os espaços da escola”, explica a coordenadora de Ensino Fundamental, Edna Carvalho. 



Desde 2017, Sobral implementa em parceria com o grupo do professor Paulo Blikstein, da Universidade de Columbia (EUA), um dos mais avançados programas de redesenho do ensino de Ciências do mundo. Um grupo de trabalho desenvolve estudos e sequências didáticas para o novo currículo de Ciências do município, que está alinhado à nova Base Nacional Comum Curricular e traz as melhores práticas e experiências internacionais para o ensino de Ciências, como o uso dos laboratórios FabLearn e a aprendizagem “mão na massa”. O grupo de trabalho é formado por professores do Ensino Fundamental da rede, profissionais da Escola de Formação do Magistério e da Secretaria da Educação e pesquisadores da Universidade de Columbia, com o apoio da  Fundação Lemann. 



Confira mais fotos aqui