terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Proerd forma 2.292 estudantes da rede municipal de Sobral em 2019

Escola Netinha Castelo
A Secretaria da Educação de Sobral realizou, nos dias 11 e 13 de dezembro, a formatura de 853 estudantes da rede pública municipal que participaram do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) Caindo na Real. Foram beneficiados 772 estudantes do 6º, 7º e 8º ano da Escola Netinha Castelo e 81 estudantes do 8°ano da Escola Francisco das Chagas Costa, localizada no distrito de Rafael Arruda.

Desenvolvido em parceria com a Unidade Integrada de Segurança (Uniseg) de Sobral, o Proerd beneficiou mais de 2.292 estudantes de sete escolas municipais só neste ano. No primeiro semestre foram beneficiados com o programa 1.439 estudantes do 4°, 7° e 8º ano do ensino fundamental das escolas municipais Yedda Frota, Mocinha Rodrigues, Edgar Linhares, Maria José Santos Ferreira Gomes e o Colégio Sobralense de Tempo Integral Maria Dias Ibiapina.

Os estudantes que obtiveram as melhores redações no concurso de redação com o tema “Como resistir às drogas e à violência e investir no meu futuro”, foram premiados. Todos os participantes do Proerd receberam certificado de conclusão do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) Caindo na Real.


Escola Francisco das Chagas Costa


O Proerd é a adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education - D.A.R.E., surgido em 1983. No Brasil, o programa foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e hoje é adotado em todo o Brasil. Em Sobral o programa é desenvolvido desde 2002 nas escolas municipais, com o objetivo de transmitir uma mensagem de valorização à vida, bem como a importância das crianças e adolescentes manterem-se longe das drogas e da violência. As aulas são ministradas por policiais militares que, além da sua presença física em sala de aula como educadores sociais, propiciam um forte elo na comunidade escolar em que atuam, fortalecendo o trinômio: Polícia Militar, Escola e Família.



Os eventos contaram com a presença do Tenente Marcos Paulo, comandante, e do Tenente César Silveira, subcomandante da Uniseg Sobral; do 1º SGT da Polícia Militar e instrutor do Proerd, Antônio Ubirajara Silva; o Cabo da PM e instrutor do PROERD, Martinele Alcides Brito; o 1º sargento PM Miranda, educador social do Proerd na cidade de Ipu; os policiais militares do grupo segurança escolar; da coordenadora de Ensino Fundamental, Edna Carvalho; e das diretoras das escolas Netinha Castelo (Evaldina Cavalcante) e da Escola Francisco das Chagas Costa (Dedita Rodrigues de Sousa) , demais servidores da Secretária da Educação; representantes das escolas, amigos e familiares.

- Fotos da solenidade de formatura da Escola Francisco das Chagas Costa - AQUI

- Fotos da solenidade de formatura da Escola Netinha castelo
Fotos da turma do 6° ano - AQUI 

Fotos das turmas do 7º e 8º anos - AQUI