segunda-feira, 8 de maio de 2017

Experiência educacional de Sobral é tema de encontro de diretores de Conselhos de Educação


A trajetória da educação de Sobral foi tema da XXXV Reunião Plenária do Colegiado Nacional de Diretores e Secretários de Conselhos de Educação (CODISE), realizada de 3 a 5 de maio, no auditório do Conselho Estadual de Educação do Ceará, em Fortaleza. Diretores e secretários de conselhos de educação de 16 estados do Brasil trocaram experiências e compartilharam estratégias para aprimoramento do trabalho dos conselhos.



No dia 4 de maio, o secretário Herbert Lima falou sobre a “experiência educacional de Sobral”, apresentando a política de Educação de Sobral e as estratégias adotadas pela Rede Pública Municipal de Ensino. Hoje, Sobral tem a melhor Rede de Educação Pública do Brasil, segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do Ministério da Educação. Com a primeira reforma educacional, iniciada há 20 anos, o Município saltou da posição 1.366ª, no Ideb de 2005, para o primeiro lugar do país, no Ideb 2015. Com o novo currículo, o desafio é elevar o patamar da Rede de Ensino para uma das três melhores da América Latina.

O evento também abordou os seguintes temas: o desempenho do Ceará nas avaliações externas; a reforma do Ensino Médio, o Sistema de Informatização e Simplificação de Processos (SISP); formação de diretores; discussão sobre os conselhos municipais de educação; e os desafios do funcionamento de um conselho municipal na experiência de Sobral.