segunda-feira, 22 de maio de 2017

Secretaria da Educação promove oficinas para professores da Educação Infantil


Com o objetivo de fortalecer as práticas educacionais da Rede Municipal de Educação, a Secretaria de Educação de Sobral promove, mensalmente, a formação continuada para os profissionais das escolas municipais. Na sexta (19), cerca de 100 professores da Educação Infantil IV participaram da formação, ministrada pela Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (Esfapege), no auditório da Prefeitura.

A formação é composta por três momentos: estudo sobre as bases nacionais curriculares para a Educação Infantil, orientações para a aplicação das oficinas e a vivência das práticas. Os formadores da Esfapege apresentam estratégias e sugestões de atividades para que os professores trabalhem os conteúdos de forma lúdica em sala de aula, facilitando o aprendizado. Ao final, os materiais usados foram sorteados entre os professores.




O conteúdo das oficinas contempla aspectos do dia a dia da criança, a fim de dar significado ao que ela aprende na escola. “As oficinas contribuem com nossa prática em sala de aula, pois aqui recebemos orientações e sugestões de atividades lúdicas a serem trabalhadas, o que norteia o nosso trabalho e torna o aprendizado prazeroso para a criança”, disse a professora da Escola Antônio Mendes Carneiro, Dilliany Marques.


O programa de formação continuada de professores da Rede Pública Municipal de Ensino de Sobral teve início em 2001 e é uma das estratégias da política educacional do Município. Os professores saem das formações mensais com o conteúdo definido do que vai ser ensinado em cada dia do mês até a próxima formação. Além de garantir um melhor aproveitamento do tempo em sala de aula, as formações e o planejamento também promovem a equidade em toda a Rede Pública Municipal de Educação.