quinta-feira, 25 de maio de 2017

Secretário da Educação de Sobral participa de curso na Universidade de Stanford

O secretário de Educação de Sobral, Herbert Lima, participa, de 22 a 26 de maio, na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, de uma formação para a implantação de laboratórios de fabricação adaptados ao ambiente escolar (FabLearn Labs) na Rede Municipal de Ensino de Sobral. “Baseado nas melhores experiências internacionais, iremos desenhar o novo currículo de Ciências para Sobral, valorizando a criatividade e o empreendedorismo do estudante com o uso de tecnologia, robótica e programação”, explicou Herbert Lima.


O curso aborda planejamento estratégico, design e implementação de programas educacionais usando a metodologia Fablearn Labs. Desenvolvida pelo pesquisador da Universidade de Stanford, Paulo Blikstein, a metodologia consiste no uso de laboratórios de fabricação digital adaptados ao ambiente escolar, nos quais os estudantes têm acesso à tecnologia de ponta para construção de conhecimentos científicos. Também participam da formação o professor e pesquisador da Universidade Federal do Ceará, José Aires Castro, e o professor formador de Ciências da Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (Esfapege), Weynner Rodrigues.

Novo currículo de Ciências

A Secretaria da Educação de Sobral iniciou, neste ano, a elaboração do novo currículo de Ciências, tomando como base os melhores sistemas educacionais do mundo. O novo currículo de Ciências será elaborado por um grupo de trabalho formado por professores da Rede Municipal de Ensino de Sobral, com consultoria de especialistas da Universidade de Stanford, em parceria com a Fundação Lemann e a Universidade Federal do Ceará.

Após dois anos de trabalho, os currículos de Língua Portuguesa e Matemática foram elaborados e começam a ser implementados na Rede Pública Municipal de Ensino neste ano. A elaboração dos novos currículos de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências se alinham com a meta de elevação da qualidade da educação oferecida nas escolas municipais de Sobral para níveis internacionais.