sexta-feira, 24 de maio de 2019

Assembleia Legislativa do Ceará promove sessão solene em alusão ao Centenário do Eclipse de Sobral

No ano de seu centenário, o Eclipse solar de Sobral que confirmou a Teoria da Relatividade Geral, formulada pelo físico alemão Albert Einstein, segue sendo tema de discussões e homenagens pelo Brasil e em outros países.


Visando valorizar a relevância histórica do tema para o Estado, a Assembleia Legislativa do Ceará promoveu, nesta quarta-feira (22/05), no Plenário 13 de Maio, em Fortaleza, uma sessão solene em alusão ao Centenário do Eclipse de Sobral. A sessão foi conduzida pelo deputado Queiroz Filho, presidente da Comissão de Educação.

Representando o prefeito de Sobral Ivo Gomes, a vice-prefeita Christianne Coelho ressaltou a importância do centenário do eclipse para o município. “É muito gratificante ver o nome de Sobral, cidade com a melhor educação do Brasil, como referência nesse momento para a Ciência do mundo todo”, disse.

A vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, destacou o significado da temática e da educação de Sobral para o Estado. “A experiência de Sobral foi uma semente muito fértil para o que acontece no estado do Ceará. Temos, de forma cada vez mais efetiva, fazer com que a ciência seja um fator de transformação para a educação pública de crianças e jovens”, explicou.



Durante a solenidade, foram entregues comendas aos organizadores da programação do Centenário do Eclipse de Sobral. A homenagem teve como intuito reconhecer o trabalho realizado pela comissão durante os últimos meses ao proporcionar eventos e ações científicas em alusão à data.

Para o secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, “essa é uma lembrança importante de um experimento científico, mas que retrata também aspectos da nossa cultura, da nossa história e, especialmente, permite a divulgação e o fortalecimento da educação científica”.

Também estiveram presentes a vice-governadora do Ceará, Izolda Cela; o secretário da Ciência e Tecnologia do Estado, Inácio Arruda; o reitor da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Fabiano Cavalcante; o reitor do Instituto Federal do Ceará (IFCE), Adauto Araripe; o presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), Tarcísio Haroldo; a secretária regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Cláudia Linhares; o diretor do Planetário Rubens de Azevedo, Demerval Carneiro; representantes da Universidade Federal do Ceará e da Universidade Estadual do Ceará; além de diretores das escolas municipais e técnicos da Secretaria da Educação de Sobral.