quinta-feira, 9 de maio de 2019

Centenário do Eclipse: Ciência Itinerante fará percurso dos cientistas de Camocim a Sobral

Em comemoração ao Centenário do Eclipse de Sobral, o ônibus-laboratório do projeto Ciência Itinerante da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece) visitará as cidades por onde os cientistas das expedições norte-americanas e britânica passaram.

O trajeto começa no dia 21 de maio, em Camocim, onde os cientistas da expedição original desembarcaram, e em seguida passará por Granja, Martinópole, Uruoca, Senador Sá, Massapê, até chegar em Sobral, no dia 29, onde será realizado o Encontro Internacional do Centenário do Eclipse de Sobral (1919-2019).

Em cada município, o ônibus estará aberto para visitação e os monitores do projeto realizarão demonstrações e experimentos nas mais diversas áreas do conhecimento, como Física, Química, Biologia, Tecnologias da Informação, sempre destacando as potencialidades científicas e econômicas do Estado.


Comprovação da Teoria da Relatividade

A observação do Eclipse de 1919 em Sobral marcou uma revolução nos estudos sobre a Física e o modo como entendemos o Universo, destacando o Ceará como um marco na história da Ciência. A observação ocorreu na Praça do Patrocínio e também no Jockey Club da cidade, e contou com instrumentos astronômicos de alta qualidade para a época, como um telescópio de 10 metros e um celóstato, um equipamento que projeta uma imagem estática do céu, facilitando sua observação.

Dessa forma, foram feitas fotografias que comprovaram as distorções do espaço-tempo propostas por Einstein, ao se observar estrelas que ficavam próximas ao sol. Na época, o céu de Sobral foi indicado como um dos locais ideais na terra para se acompanhar um eclipse solar, o que foi constatado.

Fonte: Asscom Secitece