sexta-feira, 17 de maio de 2019

Reunião discute expansão dos laboratórios FabLearn na rede municipal de Sobral

O prefeito de Sobral, Ivo Gomes, e o secretário da Educação, Herbert Lima, receberam, nesta quinta-feira (16/05), o professor da Escola de Educação da Universidade Columbia, Paulo Blinkstein, para discutir o funcionamento dos dois laboratórios FabLearn instalados em Sobral pela Fundação Lemann. O objetivo da visita foi avaliar os laboratórios e estudar a expansão do projeto em outras escolas municipais. 

As escolas Padre Osvaldo Chaves e Maria Dorilene Arruda Aragão foram as primeiras a receberem a implantação dos laboratórios no Município. Neles, os estudantes são ensinados a buscar a solução de problemas e a construir conhecimento, podendo criar e experimentar com o uso das máquinas e equipamentos como impressora 3D, cortadora a laser, kits de robótica, marcenaria, costura, eletrônica, entre outros.  

Os laboratórios FabLearn são espaços de invenção, descoberta, investigação e aprendizagem que já estão presentes em 15 países do mundo. Em Sobral, sua implementação está integrada à formação de uma equipe de professores que já está aplicando novos princípios de ensino de Ciências como um piloto para a construção de um currículo de Ciências moderno para os alunos.

Viabilizada pela Fundação Lemann, organização não-governamental familiar focada na melhoria da educação, a iniciativa faz parte do projeto de desenvolvimento do novo currículo de Ciências do município, que é alinhado à nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e traz as melhores práticas e experiências internacionais para o ensino de Ciências.