terça-feira, 14 de maio de 2019

IX Semana do Bebê de Sobral começa com caminhada no sábado (18)


A 9ª edição da Semana do Bebê de Sobral terá início no sábado (18/05), às 7h, com a Passeata dos Bebês. A concentração será na Praça de Cuba e o cortejo segue até a Praça da Igreja do Patrocínio, onde será realizada a Estação do Brincar.

Com o tema “Quem ama cuida e protege”, a programação segue até o dia 24 de maio com mais de 200 atividades como apresentações culturais, palestras, seminário, cuidados com os bebês, primeiros socorros, contação de histórias, oficinas e muito mais. As ações irão contemplar escolas municipais, Centros de Saúde da Família (CSF) e Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) dos bairros e distritos.

Instituída pela Lei Municipal nº 1.159/2012, a Semana do Bebê é uma importante estratégia de mobilização social em favor da primeira infância, apoiada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), com o objetivo de tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até 6 anos de idade prioridade na agenda dos municípios brasileiros.

Nessa fase da vida, a criança desenvolve grande parte do potencial cognitivo que terá quando adulto. Por isso, representa uma janela de oportunidades. A atenção integral nessa faixa etária influencia no sucesso escolar, no desenvolvimento de fatores de resiliência e autoestima necessários para independência econômica e no preparo para a vida familiar.

Em Sobral, a Semana do Bebê é uma ação intersetorial e interinstitucional tendo como realizadores da 9ª edição: Prefeitura de Sobral, sob a coordenação do Gabinete da Vice-Prefeitura, Secretaria da Educação; Secretaria da Saúde; Secretaria de Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social; Secretaria de Cultura, Juventude, Esporte e Lazer; Secretaria Municipal da Segurança e Cidadania; Autarquia Municipal do Meio Ambiente (AMA), 6ª CREDE; Conselho Municipal da Criança e do Adolescente; Conselho Tutelar, Colégio Farias Brito, Colégio Luciano Feijão, Colégio Sant'Ana, Santa Casa de Misericórdia, SEST SENAT, Diocese de Sobral - Pastoral da Criança, Hospital Regional Norte, Instituto Práxis, APAE, Casa Abrigo São Francisco, com o apoio da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Regional Sobral TOTOLEC, Editora Opet, Editora Moderna, Aprender Editora e SAAE Sobral.

- Veja a programação completa aqui.