quinta-feira, 2 de maio de 2019

Gestores públicos e educadores de cinco estados do Brasil conhecem políticas educacionais de Sobral

A educação pública de Sobral continua sendo referência para gestores públicos e educadores de todo o Brasil, que desejam melhorar os índices educacionais de seus municípios, por isso, nos dias 25 e 26 de abril, comitivas compostas por gestores públicos e educadores dos Estados de São Paulo, Paraná, Roraima, Rio Grande do Norte e até mesmo de municípios cearenses, participaram do XVIII Seminário sobre a Educação de Sobral.

Durante o primeiro dia da programação, os participantes visitaram a Casa da Avaliação Externa do município e a Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (Esfapege). Na palestra “A Experiência Educacional de Sobral – 22 anos: A melhor rede de educação Pública do Brasil”, o secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, apresentou a política educacional implementada ao longo dos últimos anos, que fizeram o Município ter hoje a melhor Rede Pública Municipal de Educação do Brasil, segundo avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2017.



Em seguida, os educadores conheceram um pouco mais sobre a atuação pedagógica na Rede Municipal de Sobral por meio da palestra “Atividades, ações e metodologias de Desenvolvimento da Aprendizagem e da Gestão Pedagógica nas Escolas Municipais de Sobral”, ministrada pela tutora da Coordenadoria de Desenvolvimento da Aprendizagem e da Gestão Pedagógica, Jacyra Pimentel.

Para Luciano Lima, coordenador pedagógico do Colégio da Polícia Militar do Ceará General Edgard Facó, em Fortaleza, a experiência adquirida durante o seminário será aplicada na Instituição. “A gente sempre acompanhava os resultados de Sobral e procurávamos entender. Então viemos aqui e percebemos que a maneira de se trabalhar é como a gente trabalha, mas há vários aspectos técnicos que nós não tínhamos. Vamos realmente sugar de Sobral essa experiência muito exitosa e tenho certeza que nós vamos ser tão bom quanto vocês”, disse.

Durante o segundo dia de programação, foi proferida a palestra “A Formação de Professores no Município de Sobral e a Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional”, pela coordenadora pedagógica da Esfapege, Tarjjara Almeida, e em seguida, os participantes visitaram a Escola Professor Gerardo Rodrigues de Albuquerque e o Centro de Educação Infantil Terezinha de Jesus Ponte Aragão.

A Secretária da Educação de Caraguatatuba (SP), Márcia Paiva, e supervisores pedagógicos do município também participaram do Seminário. “Adorei a visita. Estou levando para a nossa cidade muita aprendizagem, conhecimento e inquietações, que faz com que possamos refletir sobre nossas práticas e levar muito do que a gente pôde vivenciar e acompanhar aqui na cidade de Sobral”, destacou. 



- Veja todas as fotos, clicando aqui.