quinta-feira, 2 de maio de 2019

Torneio de Robótica encerra primeira edição do curso de Robótica Educativa em Sobral

A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Educação, em parceria com o Centro Integrado SESI SENAI de Sobral realizou, neste sábado (27/04), o 1° Torneio de Robótica das escolas municipais. O evento marcou o encerramento do curso de Robótica Educativa, o qual integra as iniciativas do programa #OcupaJuventude. O torneio foi realizado na quadra da Escola de Tempo Integral Maria Dias Ibiapina e contou com a participação diretores escolares, coordenadores pedagógicos, professores e estudantes.


O curso teve início em maio de 2018 e contou com 72 encontros, nos quais os alunos aprenderam a montar protótipos, programar e revisaram conteúdos de Matemática. Nesta primeira edição, participaram do curso 150 estudantes do 8º e 9º anos das escolas municipais de Sobral. O objetivo do curso de robótica foi fortalecer a capacidade de inovação, criatividade e raciocínio lógico, inspirando jovens a seguir carreira no ramo da ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática.


Para o secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima “essa formação vai para além dos conteúdos que tradicionalmente existem nas escolas. É uma oportunidade única começar a conhecer esses conteúdos utilizando uma linguagem lúdica. Todas essas tecnologias da robótica são novas e quando a gente começa a estimular isso nos alunos ainda no ensino fundamental vamos encontrando aplicações da Matemática que talvez eles não entendiam na escola. Esperamos poder, neste ano, reofertar esse curso, não só para as escolas que participaram desta edição, mas também para outras unidades escolares”.


Na ocasião, dez equipes compostas por alunos do curso participaram do 1° Torneio de Robótica, no qual havia duas modalidades de competição: os Robôs Seguidores de Linha e o Sumô. A competição terminou com a Spartan e os Bruxos Creations, em 1° e 2° lugar, respectivamente. Após empate na pontuação, as equipes Youngs Creations e Lego Prime dividiram o 3° lugar. Todos os estudantes receberam certificados e uma medalha por participação. As melhores equipes da competição receberam um troféu.


A estudante Ana Pabline Severino, egressa da Rede Municipal de Sobral, participou do Torneio e deu seu depoimento durante o evento. “Nós aprendemos a técnica para montar um robô e a fazer programações. Exige concentração e disciplina para aprender. Também exige muita persistência. Tudo que aprendemos no curso, podemos utilizar no nosso dia a dia e também na nossa vida profissional. É a base que temos agora que vai nos dar uma boa vida no futuro”, destacou.

















- Veja todas as fotos, clicando aqui.