sexta-feira, 22 de março de 2024

56º Seminário Sobre a Educação de Sobral reuniu educadores e gestores de três estados brasileiros


A Secretaria da Educação de Sobral (SME) promoveu, nos dias 21 e 22 de março (quinta e sexta-feira), a 56ª edição do “Seminário sobre a Educação de Sobral”, que contou com a participação de educadores, gestores e especialistas em educação dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará.

A palestra de abertura teve como tema “A Experiência Educacional de Sobral - 25 anos”, e foi realizada pelo secretário da Educação, Herbert Lima, que apresentou a estrutura da rede municipal de ensino, os desafios superados ao longo dos últimos 25 anos e as novas metas da gestão municipal, como a universalização do ensino em tempo integral em todas as escolas públicas de Sobral.

O secretário recebeu os participantes do Seminário em seu gabinete, na sede da SME. “Fico muito feliz em receber vocês aqui em Sobral e realizar essa troca de experiências sobre educação. Sejam muito bem-vindos. Espero que esta seja uma experiência enriquecedora”, afirmou Herbert Lima, durante a abertura de sua palestra.


Seguindo a programação, os participantes do seminário visitaram a Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (Esfapege), onde acompanharam a palestra “A Escola de Formação e o processo formativo docente de Sobral”, ministrada pelo diretor-presidente da Esfapege, Amaury Gomes. Na ocasião, foi explicado como funcionam os processos da Esfapage e qual o seu papel no sucesso das políticas educacionais de Sobral, destacando a formação continuada realizada com os educadores do município.

Já na sexta-feira (22/03), os participantes do Seminário conheceram de perto como funciona a Casa da Avaliação Externa de Sobral. Lá, foram explicados os processos realizados no equipamento, como o diagnóstico da aprendizagem dos estudantes da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Ainda na sexta-feira, as comitivas visitaram o Centro de Educação Infantil Ivonir Aguiar e as escolas Padre Osvaldo Chaves; e Maria Dias Ibiapina, onde puderam vivenciar na prática como funcionam os processos educacionais de Sobral.