sexta-feira, 8 de março de 2024

Lançada edição 2024 do projeto de educação e cidadania da Controladoria Geral da União em parceria com Educação de Sobral


A Secretaria da Educação (SME) realizou, nesta quinta-feira (07/03), a cerimônia de entrega das cartilhas educativas do projeto “Um por todos e todos por um! Pela ética e cidadania”, promovido pela Controladoria Geral da União (CGU) em parceria com o Instituto Maurício de Sousa.

A cerimônia aconteceu no auditório da Prefeitura de Sobral e recebeu três turmas do 6º ano da Escola em Tempo Integral Maria José Santos Ferreira Gomes, representando os demais estudantes do município. O programa faz parte de um conjunto de ações de capacitação e gestão do conhecimento, voltadas para o público infantojuvenil, conhecido como “Educação Cidadã”. Em Sobral, será aplicado nas 69 turmas de 6º ano das 25 escolas da sede e dos distritos.


Para o secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, essa é mais uma ação que colabora no trabalho realizado com as competências socioemocionais dos estudantes. “É muito bom poder envolver os estudantes com questões que incluem ética, cidadania, transparência e como ser um cidadão que contribui com seu bairro. É a partir de pequenos hábitos, pequenas práticas que iniciamos em casa, que podem torná-los cidadãos melhores”, destacou.

O programa Um por Todos tem o objetivo de incentivar, por meio de atividades artísticas, científicas e lúdicas, bem como pela interação entre escola, família e comunidade, o desenvolvimento de uma cultura ética e cidadã. Representando a CGU no evento, o auditor federal de finanças e controle do Núcleo de Ações de Ouvidoria e Prevenção (NAOP), Edilberto Barreto, disse estar orgulhoso de Sobral abraçar esse projeto com tanto carinho.

“Esse material é riquíssimo. Ele é feito com muita dedicação e está de acordo com as normas da base nacional curricular. Já realizamos esse trabalho há bastante tempo e temos mais de 600 mil estudantes capacitados. A educação é transformadora. Quando há investimento na educação, na formação dos professores, na qualidade das aulas, o país cresce e as pessoas crescem e se desenvolvem”, afirmou Edilberto.


O material didático-pedagógico do Programa oferece aos estudantes a oportunidade de conhecer e trabalhar conceitos como autoestima, respeito e tolerância, inclusão e combate ao bullying, democracia, participação social, patrimônio público, objetivo de desenvolvimento sustentável (ODS) e meio ambiente, solidariedade e voluntariado, entre outros.

Iniciado em 2009, o projeto visa despertar o interesse e a participação de toda a comunidade escolar no desenvolvimento das ações, proporcionando assim um processo de ensino-aprendizagem colaborativo. Os kits são compostos por manual do professor ou caderno do estudante; coleção de revistas em quadrinhos, acompanhadas de guia do professor e banco de atividades; além de materiais complementares como jogos, tirinhas e vídeos de animação com os personagens da Turma da Mônica.

Estiveram presentes o controlador e ouvidor geral do município, Cezar Pinheiro; a coordenadora jurídica da SME, Dayanna Karla; diretores e professores das escolas de ensino fundamental.

Confira mais registros: https://bit.ly/3T7RL5E