quinta-feira, 7 de março de 2024

Realizada aula inaugural do curso de estágio probatório 2024.1 para professores efetivos da rede municipal de ensino de Sobral


Aconteceu, na noite desta quarta-feira (06/03), a aula inaugural do “Curso de Formação de Professores em Estágio Probatório 2024.1” com professores efetivos da rede municipal de ensino de Sobral. O encontro foi realizado na Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia e ministrado pelo secretário da Educação, Herbert Lima.

Durante a aula, o secretário explicou como o curso irá funcionar, apresentou os módulos que serão ministrados e realizou uma palestra sobre a trajetória de sucesso da educação sobralense ao longo dos últimos 25 anos. Além disso, fez também uma dinâmica de acolhida com os professores presentes.

“Eu espero que, com este curso que estamos iniciando hoje, a gente tenha todo o apoio necessário para desenvolvermos as nossas estratégias e metodologias, com o objetivo principal que é desenvolver integralmente os nossos estudantes”, pontuou Darlan Carvalho, professor pedagogo recém empossado na rede pública municipal de ensino de Sobral e participante do curso de estágio probatório.


O curso acontecerá de forma híbrida (presencial e on-line pela plataforma Google Meet). As aulas presenciais acontecerão às quintas-feiras, mensalmente, de 18h às 20h. Ao todo, participarão do curso de estágio probatório cerca de 260 professores efetivos.

A formação contará com cinco módulos que abordarão temas como “A Trajetória da Educação de Sobral”; “Práticas Pedagógicas e o Conceito da Educação Infantil”; “Inclusão e Educação Especial”; e “Educação em Tempo Integral”. O curso contará, ainda, com a apresentação de projetos ao final da formação.


Com carga horária de 200 horas, o curso será ministrado por coordenadores, equipe técnica, diretores escolares e orientadores educacionais da Secretaria da Educação de Sobral, em parceria com a Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (Esfapege).

Estiveram presentes na aula inaugural, o diretor-presidente da Esfapege, Amaury Gomes; a coordenadora de Ensino Fundamental I, Edna Lima; o coordenador de Ensino Fundamental II, Vilar Vasconcelos; a coordenadora de Desenvolvimento da Aprendizagem e da Gestão Pedagógica, Maiara Melo; a coordenadora de Gestão Escolar, Leidiane Marques; e o coordenador de Gestão e Valorização de Pessoas, Afrânio Moreira; além de gerentes e técnicos da Secretaria da Educação de Sobral.

Confira registros do evento: https://bit.ly/4c7bMSi