sexta-feira, 15 de março de 2024

Inaugurado Laboratório de Robótica Educativa em Sobral nesta sexta-feira (15/03)


O chefe do gabinete do prefeito Ivo Gomes, David Duarte, e o secretário da Educação, Herbert Lima, inauguraram, nesta sexta-feira (15/03), o primeiro Laboratório TRON Robótica Educativa, que está localizado na Escola de Tempo Integral (ETI) Maria José Ferreira Gomes.

O laboratório é uma doação da startup TRON Ensino de Robótica Educativa e da Vycma Technologies, conta com uma mobília moderna e duas impressoras 3D, além de materiais de insumo como sensores de pressão e temperatura, reguladores de tensão, pneus, óculos de proteção individual, módulos acelerômetro e giroscópio e muito mais, que irão garantir as aulas de robótica educativa aos estudantes.


O chefe do gabinete do prefeito Ivo Gomes, David Duarte, falou sobre a importância das parcerias no desenvolvimento da educação de Sobral. “Estou muito feliz por estar de volta à Escola Maria José nesse momento especial. Quero agradecer à TRON por ter escolhido Sobral para presentear com esse laboratório. A gente fica feliz de receber esse laboratório que não deixa a desejar em nada”, disse.

A ideia TRON Ensino de Robótica Educativa foi inspirada em tecnologia criativa colaborativa, que trabalha aspectos Open Source do movimento de Robótica, principalmente a tecnologia Arduino. O conceito principal foi elaborado na publicação dos dois livros que fundamentam a metodologia: “Método TRON: um primeiro conceito” e “Método TRON: robótica passiva aplicada”.


“É uma alegria imensa estar hoje inaugurando mais um laboratório tecnológico em nossas escolas municipais. Quero agradecer a toda a equipe da TRON e da Vycma pela doação desse importante equipamento aqui para a Escola Maria José. Esta escola é não só um exemplo, mas também um modelo de protagonismo. E o laboratório TRON vai contribuir não só com esse protagonismo, como também com a aprendizagem dos estudantes”, afirmou Herbert Lima.

O evento contou com a participação de Gildário Lima, fundador da TRON Ensino de Robótica Educativa; Kamila Teófilo, fundadora da Vycma Technologies; Mikaelly de Souza, diretora da ETI Maria José; Amaury Gomes, diretor-presidente da Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional; além de coordenadores, gerentes e técnicos da Secretaria da Educação de Sobral e de estudantes, professores e demais representantes da ETI Maria José.