sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Educação de Sobral é destaque no Globo Repórter



A qualidade da educação de Sobral foi destaque no Globo Repórter exibido na sexta-feira, 11 de agosto, comemorando o Dia do Estudante. A reportagem evidenciou a revolução iniciada há 20 anos, com a reforma educacional implementada pelo então secretário de Educação de Sobral e atual prefeito do Município, Ivo Gomes.

A equipe de reportagem visitou a escola com o maior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Brasil, a Escola Emílio Sendim, com nota 9,8. Sobral é avaliada como a melhor rede pública de educação do Brasil, segundo dados do Ideb. Em uma década, Sobral saltou da posição 1.366º, em 2005, e hoje ocupa o primeiro lugar do País, com 8,8 no último Ideb na avaliação dos anos iniciais (1º ao 5º ano), entre mais de 5.570 municípios brasileiros.

A reportagem como uma educação de qualidade pode dar oportunidades para os estudantes mudarem de vida, como a ex-aluna da Escola Emílio Sendim, Bruna Jéssica, que estudou a vida inteira em escola pública, está concluindo o curso da Psicologia na Universidade Federal do Ceará e tem como meta fazer um mestrado para ser professora universitária.

Sobral é exemplo para o Brasil de como boa gestão e políticas públicas educacionais, com planejamento e foco no aprendizado dos alunos podem proporcionar um salto de qualidade para a educação pública.