segunda-feira, 28 de agosto de 2017

V Seminário sobre a Educação de Sobral reúne gestores de sete estados

A Secretaria da Educação de Sobral promoveu o V Seminário sobre a Educação de Sobral: "A trajetória da melhor Rede Pública de Ensino do País", nos dias 24 e 25 de agosto, no auditório da Prefeitura de Sobral. O evento reuniu secretário de educação, vereadores, diretores, professores e pesquisadores dos estados da Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Abrindo a 5ª edição do evento, o Secretário de Educação, Herbert Lima, deu as boas-vindas aos participantes e apresentou os parceiros, programas e os projetos adotados pela Rede Pública Municipal ao longo dos últimos 20 anos. "A intenção do seminário é acolher e organizar da melhor forma possível, gestores públicos, professores, pesquisadores do Município de Sobral, do Estado do Ceará ou de qualquer cidade brasileira que queira conhecer Sobral".

Na ocasião, a coordenadora de Desenvolvimento da Aprendizagem e da Gestão Pedagógica de Sobral, Jamille Fonteles, também esteve presente dialogando com os gestores, apresentado as estratégias pedagógicas e sanando as dúvidas remanescentes.


No segundo dia de seminário, dia 25 de agosto, os participantes puderam conhecer as atividades realizadas pela Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (Esfapege), responsável pelas formações mensais dos professores da Rede Municipal de Ensino. E encerrando o V Seminário, os participantes visitaram o Colégio Sobralense de Tempo Integral, Maria Dorilene Arruda Aragão, localizado no bairro Cidade Gerardo Cristino de Menezes.

Exemplo para o Brasil

Para a Secretária da Educação de Gravatá, em Pernambuco, Patrícia de Andrade, o seminário foi uma oportunidade de conhecer políticas públicas que possam melhorar a qualidade de educação do seu município. "O motivo da vinda a esse seminário foi justamente conhecer essas experiências exitosas que o município de Sobral traz frente à educação pública do nosso país e replicá-las para que a gente possa, em nossa cidade, também ter melhorias na qualidade dos índices educacionais do nosso município", contou a secretária.

A Gerente Regional da Educação de Pernambuco, Ana Maria Xavier, responsável pelo Projeto de Intercâmbio entre Gestores Escolares, trouxe um grupo formado por secretários de educação, gestores municipais e estaduais e técnicos da secretaria de Educação de Pernambuco para conhecer a trajetória de sucesso da melhor educação do País. "Nós percebemos um alinhamento muito grande, um trabalho muito consolidado, uma preocupação muito grande com o todo do estudante. Não é só Português e Matemática. Não é só conteúdo ou conhecimento cognitivo, mas, especialmente, a criança na sua integralidade. Estou saindo muito feliz com o trabalho", disse Ana Maria.


Veja as fotos do V Seminário:

1º Dia

2º Dia