quinta-feira, 15 de agosto de 2019

Estudantes da Rede Municipal de Sobral participam da 1ª fase da Olimpíada Nacional de Ciências



Estudantes do 9° ano da rede municipal de Sobral participam da 1ª fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) que teve início nesta quinta-feira (15/08) e segue até sábado (17/08). A prova tem 15 questões objetivas envolvendo conhecimentos de Astronomia, Biologia, Física e Química. A olimpíada ocorre em duas fases: a primeira nas próprias escolas; a segunda, será no dia 21 de setembro, em locais ainda não divulgados pelas coordenações estaduais. A cerimônia de premiação deve ocorrer no dia 28 de novembro com local a ser definido.


A ONC tem como principais objetivos despertar e estimular o interesse pelo estudo das ciências naturais; aproximar as instituições de ensino superior, os institutos de pesquisa e sociedades científicas das instituições do ensino médio e do ensino fundamental; identificar estudantes talentosos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas; bem como proporcionar desafios aos estudantes visando ao aprimoramento de suas formações.

A Olimpíada Nacional de Ciências é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC), por meio do programa institucional "Ciência na Escola", e constitui um programa da Sociedade Brasileira de Física (SBF), da Associação Brasileira de Química (ABQ), Instituto Butantã e Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), responsáveis por sua execução.