quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Gestores e educadores de sete estados brasileiros conhecem a política educacional de Sobral



Educadores e gestores dos estados de Rio de Janeiro, Goiás, Pernambuco, Maranhão, Paraíba, Piauí e Ceará participaram, nos dias 25 e 26 de julho, do XXI Seminário sobre a Educação de Sobral. No primeiro dia de programação, o secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, ministrou a palestra “A Experiência Educacional de Sobral – 22 anos”, na qual apresentou a política educacional implementada ao longo dos últimos anos, que fizeram o município ter hoje a melhor rede pública municipal de educação do Brasil, segundo avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2017.

Na sequência, os educadores também conheceram um pouco mais sobre a atuação pedagógica da Rede Municipal de Sobral por meio da palestra “Atividades, ações e metodologias de desenvolvimento da aprendizagem e da gestão pedagógica nas escolas municipais de Sobral”, ministrada pela tutora da Coordenadoria de Desenvolvimento da Aprendizagem e da Gestão Pedagógica, Jacyra Pimentel. Os participantes ainda realizaram visitas à Casa da Avaliação Externa do município e à Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (Esfapege).



A neuropsicóloga Karina Lídia Menezes, da cidade de Campina Grande (PB), parabenizou Sobral pela preocupação com o desenvolvimento cognitivo das crianças desde a educação infantil. “Sabemos que as funções cognitivas como percepção, atenção, memórias, funções executivas, velocidade de processamento, dentre outras, quando são estimuladas desde o início do desenvolvimento cognitivo terão sustentação para o indivíduo por toda sua existência, e assim teremos sujeito com tomadas de decisões e resoluções de problemas sustentáveis. Tudo isto nos faz acreditar na possibilidade de uma educação eficaz para o futuro do nosso país”, disse.

Na programação do segundo dia, os educadores assistiram a palestra “A Formação de Professores no Município de Sobral e a Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional”, ministrada pela coordenadora pedagógica da Esfapege, Tarjjara Almeida, e visitaram o Colégio Sobralense de Tempo Integral Maria Dorilene Arruda Aragão e o Centro de Educação Infantil Maria Luciana Lopes Lima, onde conheceram as atividades desenvolvidas pelas unidades escolares.



Para dar a oportunidade para outras pessoas conhecerem o sistema educacional de Sobral, a Secretaria da Educação do Município já está com inscrições abertas para o próximo seminário que vai acontecer nos dias 29 e 30 de agosto. As inscrições são gratuitas, clicando aqui