quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Premiação regional da Obmep reúne estudante e educadores 23 municípios em Sobral



O Theatro São João de Sobral sediou, no dia 09 de agosto, a solenidade de premiação dos medalhistas da 14ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - Obmep 2018. Foram entregues 66 medalhas para estudantes de 23 municípios, sendo duas medalhas de ouro, 16 de prata e 48 medalhas de bronze. Também foram premiadas seis escolas com kit didático e sete escolas com diploma de participação, além de 17 professores e a Secretaria da Educação de Sobral pelo estímulo à participação dos estudantes.


Em 2018, a Secretaria da Educação de Sobral foi premiada pelo destaque alcançado pelos estudantes e professores na 14ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. No total, foram conquistadas 127 premiações, sendo uma medalha de ouro, duas de prata, 13 de bronze, 103 menções honrosas, quatro professores e três escolas premiadas.



"Este é um momento especial de celebração e reconhecimento, fruto de um trabalho muito árduo de professores, técnicos, diretores que contribuem para preparação dos estudantes, além das famílias. Realizar a Olimpíada Sobralense de Matemática é um desafio para todos nós, que gera o protagonismo acadêmico, científico, escolar e cognitivo nos estudantes”, afirmou o secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima.

O coordenador regional da Obmep, professor Fabius Bonnet, falou sobre o histórico das olimpíadas destacando o pioneirismo da Olimpíada Cearense de Matemática, criada em 1981, e apresentou a proposta de criação da Olimpíada Sobralense de Matemática e da medalha π para premiar anualmente professores de matemática de Sobral. “Dos 20 milhões de alunos participantes da competição, cinco por cento participa da segunda fase e destes somente 500 alunos em todo o Brasil recebem medalhas de ouro, 1.500 para receberem medalha de prata e 4.500 para receberam medalha de bronze. É realmente uma façanha a medalha de ouro”, explicou o professor Bonnet.



A solenidade reuniu estudantes, professores, coordenadores e secretários de educação dos municípios de Acaraú, Bela Cruz, Camocim, Cariré, Chaval, Coreaú, Crateús, Forquilha, Groaíras, Guaraciaba do Norte, Ipu, Itarema, Jijoca de Jericoacoara, Martinópole, Massapê, Meruoca, Morrinhos, Novo Oriente, Reriutaba, Santana do Acaraú, São Benedito, Sobral e Tianguá.

  

- Veja todas as fotos, clicando aqui.