terça-feira, 6 de junho de 2017

Abertura da VII Semana do Bebê de Sobral conta com mais de 3 mil pessoas

A Prefeitura de Sobral abriu, no sábado (03), as atividades da VII Semana do Bebê, com o tema “Vem Família! Cuidar e educar a criança na era da tecnologia”. Mais de 3 mil pessoas participaram da “Passeata dos Bebês”, que saiu da Coluna da Hora e seguiu até a Praça do Bosque, onde foi realizada a Estação do Brincar, com brincadeiras, contação de história, circuitos

Durante a cerimônia, a criança guardiã do ano de 2016, Débora Letícia do Centro de Educação Infantil (CEI) Terezinha Rodrigues passou a chave da cidade à prefeita em exercício Christianne Coelho, que a entregou à criança guardiã deste ano, Alana Menezes, do CEI Irmã Anísia Rocha.


Para a prefeita em exercício Christianne Coelho, Sobral necessita continuar a cuidar das suas crianças e adolescentes. “A Semana do Bebê, independente da gestão, sempre será feita, porque é lei, assinada na gestão do prefeito Veveu Arruda e agora está sob a responsabilidade do prefeito Ivo e minha. Eu fico muito feliz em ver que Sobral cuida muito bem das crianças, tanto que tem respaldo nacional: temos hoje a melhor educação do Brasil e a mais baixa taxa de mortalidade infantil do Nordeste, Norte e Centro-Oeste”, completa.

Programação

Numa ação intersetorial, a programação contará com mais de 100 atividades entre oficinas, rodas de conversa, puericultura coletiva, oficina de shantala, massoterapia, contação de história, caminhadas, resgate de brincadeiras e apresentações teatrais. As ações serão realizadas nas escolas, centros de educação infantil (CEI’s), centros de saúde da família (CSF’s) e centros de referência da assistência social (CRAS) dos bairros e distritos de Sobral. “A Secretaria da Educação de Sobral está atenta, à disposição e sempre ao lado para colaborar cada vez mais com o cuidado das nossas crianças, dos nossos bebês e fortalecer essa atenção a esse público tão especial”, disse o secretário Herbert Lima.


Para a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Carmem Soares, “a Semana do Bebê é um evento que chama a atenção para o cuidado da primeira infância, é a certeza que estamos cuidando bem dos nossos pequenos cidadãos. O CMDCA fica feliz em participar deste momento e saber que está contribuindo com o futuro das nossas crianças”.

Semana do Bebê 


Instituída pela Lei Municipal nº 1.159/2012, em Sobral, a Semana do Bebê é uma importante estratégia de mobilização social em favor da primeira infância apoiada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), com o objetivo de tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até 6 anos prioridade na agenda dos municípios brasileiros.


Segundo Lucilene de Lima, diretora do CEI Terezinha de Jesus, no bairro Domingos Olímpio, é preciso aproveitar as tecnologias a serviço da educação das crianças, sem deixar de educar com carinho e com afeto. “A Semana do Bebê vem alertar para isto, para a necessidade de cuidar e educar as nossas crianças, de forma inovadora e atual, garantindo às crianças a oferta adequada do ensino-aprendizagem”, afirmou.

Participaram da passeata dos bebês, técnicos das secretarias da Educação; da Saúde (SMS); da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer (SECSEL); e dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social (SDHAS), além de diretores, coordenadores, professores, pais e estudantes dos Centros de Educação Infantil.


Veja a galeria de fotos:

https://www.flickr.com/photos/seducsobral/albums/72157681700490894