quinta-feira, 8 de junho de 2017

Sobral inicia implementação dos currículos de Língua Portuguesa e Matemática

Visando proporcionar um novo salto qualitativo na educação pública de Sobral, a Secretaria da Educação lançou o Plano de Implementação do Currículos de Língua Portuguesa e Matemática, nesta quinta-feira (8). A solenidade foi realizada no Centro de Convenções de Sobral e reuniu diretores escolar, coordenadores pedagógicos e professores das escolas municipais, além de técnicos das Secretaria.

A solenidade marca simbolicamente o início da implementação desses currículos. “Iniciamos uma etapa nova com essa nova organização da estrutura curricular mais ousada e contemporânea, dialogando com currículos do mundo inteiro. Faremos uma ampla divulgação desses documentos, estabelecendo diálogo com a sociedade e a academia. Essa é a oportunidade de Sobral galgar espaços diferenciados e seguir no movimento de internacionalização da qualidade da educação”, afirmou o secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima.

Representando todos os diretores escolares, a diretora da Escola José da Matta e Silva, Mílvia Carvalho, recebeu o banner com os princípios norteadores dos currículos de Sobral. Na ocasião, também foram entregues certificados para os componentes dos grupos de trabalho que atuaram elaboração e escrita dos documentos curriculares de Língua Portuguesa e Matemática.


“Queremos influenciar o Brasil inteiro com a experiência de Sobral. Vocês têm uma responsabilidade muito grande na implementação dos currículos que é, não só avançar nessa bela história de educação de Sobral, mas também ajudar o Brasil inteiro a dar alguns passos que vocês deram aqui. É uma honra fazer parte dessa história e poder contribuir para que continue avançando”, disse David Saad, diretor-presidente do Instituto Natura, financiador da consultoria na elaboração dos currículos de Sobral.

NOVOS CURRÍCULOS

A pesquisadora Ilona Becskeházy, doutoranda em Política Educacional pela USP e consultora do município na elaboração dos currículos, falou do processo de escrita dos documentos e apresentou as etapas de implementação dos novos currículos da Rede Pública Municipal de Ensino. “Foi o trabalho mais maravilho e mais gratificante que já fiz na minha vida. O tempo todo pensamos nos professores durante a elaboração dos currículos, que tem como foco a sala de aula. A rede de educação de Sobral já é reconhecida como a mais competente do Brasil e com os novos currículos irá alcançar lugar de destaque em nível internacional. Do ponto de vista das oportunidades de aprendizagem, os alunos de Sobral não vão ficar devendo nada aos estudantes dos países desenvolvidos”, explicou Ilona Becskeházy.


O processo de escrita do documento foi iniciado em 2015, tendo como princípios norteadores: alcançar a excelência acadêmica, garantir equidade, promover o pleno desenvolvimento da pessoa e formar cidadãos críticos e bem-sucedidos profissionalmente. Os próximos passos serão a disseminação dos currículos de Língua Portuguesa e Matemática, o planejamento pedagógico e a formação dos professores para a implementação dos currículos.

Veja a galeria de fotos:

https://www.flickr.com/photos/seducsobral/albums/72157682570724301