sexta-feira, 23 de junho de 2017

Prêmio Escola Nota 10 | Escolas de Sobral conquistam maior número de premiações do Ceará

Celebrando os 10 anos do Programa de Aprendizagem na Idade Certa (Paic), nesta quinta-feira (22), o Governo do Estado do Ceará entregou o Prêmio Escola Nota Dez para 262 escolas públicas com os melhores desempenhos de Alfabetização e proficiências em Língua Portuguesa e Matemática. As escolas municipais de Sobral conquistaram 22 premiações, colocando Sobral como o município com o maior número de escolas premiadas no Estado do Ceará, segundo dados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece), em 2016.

O governador Camilo Santana parabenizou a todos os premiados e frisou a importância da educação. “Pensar num futuro melhor para o Ceará é pensar em educação. Nenhum país do mundo e nenhum Estado cresceu sem apostar em educação. No momento tão difícil que o País vive, o Ceará é o primeiro lugar no Ensino Fundamental do Brasil. Um Estado do semiárido nordestino ter escolas melhores do que São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, que são estados ricos, mostra que é possível construir políticas públicas que tragam resultados para transformar a realidade de nosso Estado. O Paic se transformou numa política de Estado, uma lei que garante que essa política deva ser continuada para que possamos alcançar cada vez mais melhores resultados”, disse o governador.


Para a vice-governadora Izolda Cela o Ceará mostra que pode vencer o desafio de manter os adolescentes na escola. “Com a força que nós estamos tendo ao vencer o desafio da alfabetização, nós também somos capazes de vencer os desafios que estão afetando e colocando a nossa juventude em grande risco, com o abandono da escola. Essa nossa grande rede precisa ganhar força e competência para salvar esses meninos, completando o ensino fundamental com proficiência e entrando no Ensino Médio. O Ceará pode continuar contando essa boa história”, disse.


“Hoje celebramos os 10 anos de implantação do mais importante e substancial programa da educação cearense. Essa história teve início em Sobral, quando o município resolveu adotar um programa de alfabetização nas séries iniciais. Através do Paic estamos construindo a base e plantando esperança, transformação e autonomia para cada uma dessas crianças que precisam e sonham com um futuro melhor”, afirmou o secretário da Educação do Estado do Ceará, Idilvan Alencar, que fez um retrospecto da criança do Programa de Alfabetização na Idade Certa (Paic), instituído como política pública, em 2007, pelo então governador Cid Gomes, colocando a alfabetização na pauta dos municípios.

SEMINÁRIO

Na quarta-feira (21), foi realizado o Seminário "Um regime de colaboração com foco na aprendizagem”, no qual foram apresentadas experiências exitosas de redes municipais cearenses de educação. O evento contou com a participação da vice-governadora Izolda Cela e do secretário de educação do Estado do Ceará, Idilvan Alencar, e reuniu cerca de 1.600 pessoas, entre gestores educacionais dos municípios cearenses, diretores, coordenadores e professores de unidades de ensino, no Centro de Eventos do Ceará.


Na ocasião, o secretário Herbert Lima apresentou a trajetória da Educação de Sobral, iniciada há 20 anos, hoje avaliada como a melhor rede municipal de Educação do Brasil. “A priorização da educação em Sobral teve início em 1997, com a reestruturação na política educacional no município. Buscamos o fortalecimento da gestão escolar, com seleções feitas em processos técnicos e meritocráticos. Hoje continuamos nos desafiando com a implementação de novos currículos e a adoção do Pisa porque queremos continuar avançando, elevando a qualidade da educação de Sobral para patamares internacionais”, afirmou Herbert Lima.

HISTÓRIA DO PAIC

O Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic) foi criado com base na experiência da Secretaria da Educação de Sobral, na gestão do então Secretário de Educação, Ivo Gomes, em 2001, para assegurar a efetiva alfabetização das crianças no 1° ano do Ensino Fundamental. Em 2007, foi ampliado para todo o Estado do Ceará oferecendo apoio aos municípios com formação continuada aos professores e apoio à gestão escolar. O Paic inspirou o Governo Federal na criação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). Veja a lista das escolas premiadas.



Prêmio Escola Nota 10 - 2º ano do Ensino Fundamental:
1. Escola Antenor Naspolini (sede)
2. Escola Antônio Mendes Carneiro (sede)
3. Escola Coronel Francisco Aguiar (Aracatiaçu)
4. Escola Deliza Lopes (Patos)
5. Escola Francisco Monte (Taperuaba)
6. Escola José Arimateia Alves (Bonfim)
7. Escola José Ermírio de Moraes (sede)
8. Escola José Leôncio (Baracho)
9. Escola José Parente Prado (sede)
10. Escola Odete Barroso (Caracará)
11. Escola Maria do Carmo Andrade (sede)
12. Escola Raimundo Santana (Jaibaras – Barragem)
13. Escola Senador Carlos Jereissati (sede)

Prêmio Escola Nota 10 - 5º ano do Ensino Fundamental:
1. Escola Araújo Chaves (Bilheira)
2. Escola Francisco Monte (Taperuaba)
3. Escola Jacira Mendes de Oliveira (Jordão – São Francisco)
4. Escola José Arimateia Alves (Bonfim)
5. Escola José Inácio Gomes Parente (Jordão)
6. Escola José Parente Prado (sede)
7. Escola Massilon Saboia Albuquerque (Olho D’Água do Pajé)
8. Escola Pery Frota (Patriarca)
9. Escola Raimundo Santana (Jaibaras – Barragem)


Veja mais fotos:
https://www.flickr.com/photos/seducsobral/albums/72157683340271270