quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Educação de Sobral é destaque na mídia internacional

O jornal britânico Financial Times publicou uma matéria que destaca os avanços da educação pública de Sobral como exemplo para o mundo, após enfrentar um cenário estarrecedor há duas décadas. “Hoje, Sobral alcançou o primeiro lugar entre os mais de 5.000 municípios do país no ranking nacional de educação básica”, diz trecho da matéria publicada na série especial de reportagem “FT Educação”, que apresenta o cenário da educação em vários países do mundo.

A publicação também ressalta que os resultados de Sobral, alcançados mesmo em meio à pobreza histórica, a uma seca de cinco anos na região e a uma recessão nacional, são encorajadores pois mostra o quanto pode ser alcançado pelo governo local e pelo financiamento público. “O segredo do sucesso do município foi estabelecer objetivos claros que se concentraram em ensinar e não em infraestrutura”, revela a matéria.

Em outro trecho aponta ainda o novo desafio do município: “Sobral agora está planejando ser testado pelos critérios do Pisa para ver onde fica no ranking do cenário global e como pode corrigir suas falhas.” O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes – PISA for Schools – será aplicado em meados de outubro de 2017, nas escolas de Sobral, avaliando competências e habilidade em Ciências, Matemática e leitura.

- Leia a matéria completa: https://goo.gl/y2bEjQ

- Leia a matéria em português: https://goo.gl/5W3igT