segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Seminário Pisa for Schools em Sobral reúne 1.600 estudantes da rede pública

Cerca de 1.600 estudantes da rede pública de Sobral participaram do Seminário Pisa For Schools, promovido pela Secretária de Educação de Sobral, nos dias 30 e 31 de agosto e 1º de setembro, no auditório Plutão do Centro de Convenções de Sobral.  Os estudantes conheceram o estilo de questões do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes – Pisa for Schools e participaram de um simulado de Ciências, conduzido pelos professores  Thomaz Veloso e Cleilson Coutinho.

Na abertura do Seminário, o secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, ressaltou a importância da participação dos estudantes na avaliação internacional. “Estamos aqui para comunicá-los e sensibilizá-los da importância dessa prova e para que vocês a façam com bastante atenção e calma, usando todas as estratégias e conhecimentos que vocês possuem. Ao lerem a questão vocês perceberão que ela (avaliação) é muito mais interpretativa. Assim teremos um comparativo da educação em relação aos melhores sistemas de educação do mundo”, afirmou.


No segundo semestre deste ano, o Pisa for Schools será aplicado em 50 escolas brasileiras, destas, 19 estão no município de Sobral, sendo 16 públicas e três privadas. O objetivo da aplicação do Pisa é analisar a aprendizagem dos estudantes das melhores escolas do Brasil, comparando com uma referência internacional, além de mapear os pontos fortes dessas escolas avaliadas e o que pode ser aperfeiçoado.

O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) é uma avaliação internacional projetada pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) para obter referências sobre o desempenho de estudantes de 15 anos de idade em Ciências, Matemática e leitura. O Pisa for Schools é uma avaliação específica para medir o desempenho dos alunos em pequenas comunidades escolares e tem questões similares ao Pisa tradicional.

Veja abaixo as fotos do Seminário Pisa for Schools:

Veja o 1º Dia

Veja o 2º Dia

Veja o 3º Dia