segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Exposição “Um Século de Arte Brasileira” foi visitada por 2 mil estudantes da rede municipal de Sobral

Cerca de 2 mil estudantes da rede pública municipal de ensino de Sobral já visitaram a exposição “Um Século de Arte Brasileira na Coleção Fundação Edson Queiroz”. Aberta à visitação até o dia 7 de outubro, na Casa da Cultura de Sobral, a exposição reúne 60 obras de 60 artistas (incluindo o artista sobralense Raimundo Cela) que utilizaram técnicas de pintura, desenho, gravura e escultura.

No dia 5 de setembro, estudantes da Escola Vicente Antenor, do distrito de Rafael Arruda, localizada a 49 km de distância da sede, visitaram a exposição e eram constantemente instigados a descobrir o significado de cada obra apresentada pelos monitores da exposição, Thainá Elmiro e Neirton Filho.


A estudante Vitória Albuquerque, de 10 anos, da escola Vicente Antenor, disse que havia gostado da exposição e da iniciativa da escola ter levado sua classe para a visitação: “Eu gostei muito e gostei da escola ter nos trazido. Tirei fotos e a minha preferida foi uma que tirei de uma obra que não sei se era uma estátua ou escultura".

Para o estudante da Escola Gerardo Rodrigues Lucas Amorim, de 14 anos, o que mais chamou atenção foi o fato de que antigamente as coisas pareciam mais naturais: “Quadros antigos que são bem diferentes dos de hoje e não é muito fácil pegar um tipo de arte dessa e ir pintando naturalmente”.


Os monitores da exposição explicaram que a iniciativa da Prefeitura em levá-los para o contato com a arte é importantíssima para a formação dos jovens sobralenses: “A iniciativa da Secretaria de Educação em trazê-los para cá é um marco histórico. Principalmente para comunidades mais carentes”.

Durante os meses de setembro e outubro, os estudantes das escolas municipais de Sobral terão a oportunidade de visitar a exposição “Um Século de Arte Brasileira”, acompanhados de seus professores. A exposição poderá ser visitada até o dia 7 de outubro de 2017 e contará com um atendimento educacional com mediadores capacitados para atender as redes públicas e privada de escolas do município de Sobral, além dos demais visitantes oriundos de outras cidades.



Veja mais fotos AQUI.

Serviço:
“Um Século de Arte Brasileira na Coleção Fundação Edson Queiroz”
Data:
19 de julho a 7 de outubro de 2017
Horário: Terça a sábado, das 9h às 19h, e aos domingos, das 16h às 20h
Local: Casa de Cultura de Sobral – (Avenida Dom José 881, Centro)