segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Iniciadas aulas das Especializações em Gênero e Diversidade na Escola e Educação em Direitos Humanos

A Secretaria da Educação de Sobral, em convênio com a Universidade Federal do Ceará (UFC), iniciou, neste sábado (02), no Auditório do Campus do Mucambinho, as aulas das Especializações em Educação em Direitos Humanos e Gênero e Diversidade na Escola. Cerca de 270 estudantes participaram da aula magna com o tema “Escola, Violência e Direitos Humanos”, ministrada pela professora Heloísa Buarque de Almeida, doutora e antropóloga da Universidade de São Paulo; pelo professor Alexandre Martins Joca, doutor em Educação pela UFC e professor da Universidade de Campina Grande, e por Dediane Sousa, da Coordenadoria de Diversidade Sexual da Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos da Prefeitura de Fortaleza.

Ao receber os estudantes, o coordenador do campus da UFC em Sobral, Vicente Pinto, destacou a importância da parceria que levou à construção desses cursos de especialização. “A Universidade Federal do Ceará recebe a todos vocês com muita alegria, nesta parceria que cada dia se estreita mais com a Prefeitura de Sobral. É com muito entusiasmo que eu participo desse momento: sou do primeiro grupo de professores que chegou aqui, em 2001, e confesso que a grande tristeza daquela época era a ausência de interação maior entre a Universidade e a comunidade. Hoje, graças a essas parcerias, nós temos as condições para desenvolver projetos importantes como este”, completou.

Já o secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, agradeceu à Universidade pelo apoio nos projetos que a Secretaria vem desenvolvendo. “Apesar das dificuldades financeiras que vivenciamos, remamos na maré contrária para oferecer esta oportunidade de formação, pois entendemos a importância e relevância destes temas, a discussão de gênero e direitos humanos, para a sociedade. Para isto, submetemos um projeto à Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFC e estamos contando com parcerias importantes para executarmos este projeto”, completa. O secretário apresentou também o coordenador do projeto das especializações professor Francisco José dos Santos e o coordenador das especializações em Educação em Direitos Humanos e Gênero e Diversidade na Escola, Marcelo Natividade.


O público das especializações são professores e técnicos da Educação da Prefeitura de Sobral, do Governo do Estado e da UFC. Além destes, a Secretaria da Educação abriu espaços para entidades que trabalham com temáticas afins, inclusive profissionais de outras secretarias municipais. “A minha expectativa é o aperfeiçoamento. Quanto mais aprendemos, mais contribuímos para que a sociedade se transforme de dentro para fora. Espero que aqui possamos quebrar paradigmas e tabus, para enriquecer o nosso conhecimento e também o dos outros. Não é uma especialização só por fazer. É algo que, acredito, ajudará a transformar as nossas realidades”, disse o estudante da especialização em Educação em Direitos Humanos, Paulo Guimarães, pedagogo do quadro da Secretaria dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência.


Aula Magna

A coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de São Paulo, Heloísa Buarque, destacou conceitos históricos sobre o tema “Gênero” na história da humanidade. “O ser humano, através da cultura é capaz de se adaptar a qualquer local, pois o aparelho biológico determina pouco o que nós somos. É a cultura que define a forma para se adaptar e sobreviver aos diferentes tipos de clima, no Alaska ou no Saara, por exemplo. E o gênero é uma convenção social, de acordo com a cultura em que se vive”, disse explicando que os conceitos do que é tarefa do homem ou da mulher mudam de sociedade para sociedade.

“Existe uma apreensão muito grande sobre como nós vamos discutir e compreender isto, aplicando ao lugar que trabalhamos e à própria escola. Por que me comprometer com este tema, as discussões de gênero e diversidade? Porque tivemos muitos avanços e agora muitos retrocessos, mas ainda temos muito o que conquistar em matéria de respeito”, explicou o professor Alexandre Joca.


“Precisamos entender a escola não apenas como espaço de construção de conhecimento, mas como espaço de sociabilidade”, destacou Deidiane Sousa, da Coordenadoria de Diversidade Sexual da Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos da Prefeitura de Fortaleza. “Precisamos compreender que os saberes construídos ainda não dão conta de entender as questões de gênero e que precisamos continuar a debater e ocupar espaços”, completa.

Veja a galeria de fotos:

https://www.flickr.com/photos/seducsobral/albums/72157685858593930