sexta-feira, 1 de setembro de 2017

VII Festival Peteca seleciona representantes de Sobral na etapa estadual

A Secretaria da Educação de Sobral realizou, na terça-feira (29), a sétima edição do Festival Municipal do Peteca - Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho de Crianças e Adolescentes -, no Theatro São João. Com a participação de 130 estudantes de 35 escolas municipais, o Festival selecionou os melhores trabalhos nas modalidades desenho, conto, poesia, música, esquete teatral e curta-metragem, que irão representar Sobral no Festival Estadual do Prêmio Peteca.


 

O secretário da Educação, Herbert Lima, destacou a importância do prêmio. “Quero cumprimentar e agradecer a todos os professores, agentes de leitura e professores de artes que construíram este momento tão importante. Hoje é um dia diferente para os estudantes, aos quais cumprimento e digo da minha alegria em estar com vocês aqui, os protagonistas das nossas ações. O combate à prática do trabalho de crianças e adolescentes é essencial, pois, nesse momento da vida, as crianças devem ter todo o tempo para a escola, as artes e a aprendizagem”, disse.

Destacando o trabalho realizado pela Brinquedoteca Municipal, a coordenadora da Educação Infantil, Kathleen Arcanjo, frisou a necessidade e a importância da Educação no combate ao trabalho infantil. “As crianças vítimas de trabalho infantil estão dentro das nossas escolas e, geralmente, são aquelas crianças que não conseguem ter sucesso na sua aprendizagem. A longo prazo, estas crianças sentirão o peso da responsabilidade, pois enquanto elas deviam estar realizando as tarefas ou dormindo para se recuperarem, estão tendo que trabalhar”, disse.


 
Visando envolver as crianças enquanto protagonistas dos seus direitos e deveres, através das artes e da cultura, o Peteca é um programa desenvolvido pelo Ministério Público do Trabalho no Ceará, em parceria com as Secretarias Estadual e Municipal da Educação. O objetivo também é promover ações de conscientização e sensibilização da comunidade escolar e da sociedade em geral sobre os direitos da criança e do adolescente, com foco na erradicação do trabalho infantil e na proteção ao trabalhador adolescente.

Os trabalhos que representarão Sobral na etapa estadual são:

- Poesia “O Sol”, Escola José Ermírio de Moraes;


- Conto “Exploração do Trabalho Infantil”, da Escola José Leôncio;

- Desenho “Sonhos que se perdem com o tempo”, da Escola Paulo Aragão;


- Música “Bom é ser criança”, da Escola Padre Osvaldo Chaves;

- Esquete teatral “Encantos de um Sonhar”, da Escola Gerardo Rodrigues;

- Curta-metragem “Quem sou eu?”, da Escola José Inácio, no Jordão.