quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Solenidade marca formatura de 664 alunos no Proerd em Sobral

A Secretaria da Educação de Sobral realizou, na manhã desta quarta-feira (20), a solenidade de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), com a participação de 664 estudantes do 6º e 7° ano, da Escola Maria José Ferreira Gomes e do Colégio Sobralense de Tempo Integral Maria Dorilene Arruda Aragão. A cerimônia foi realizada na Escola Maria José Ferreira Gomes e foi aberta com apresentações culturais dos estudantes.


O secretário Herbert Lima agradeceu a todos os presentes e destacou a importância da iniciativa do Proerd.  “É fundamental vocês propagarem o que foi visto aqui durante essa formação, dizendo não ao que não é bom e, principalmente, propagando a paz e sendo gentil com o colega e com o outro. Assim a gente vai fazendo uma sociedade muito melhor e vocês é quem conduzirão essa nova sociedade. Parabéns a vocês pela conclusão dessa iniciativa e eu agradeço mais uma vez a Polícia Militar do Estado do Ceará pela parceria”, disse.

Emocionado, o instrutor do Proerd em Sobral, Ubirajara Silva, deixou uma mensagem para os estudantes: “Mesmo diante de determinadas situações, levem no coração de vocês a semente que foi plantada, a semente proerdiana. Uma vez proerdiano sempre proerdiano! Proerdiano para sempre leva essa semente no coração, esse aprendizado e essa vacina”.

O Proerd é um programa preventivo e comunitário, realizado pela Polícia Militar em parceria com a Secretaria da Educação. Os instrutores da Polícia Militar trabalham durante um semestre letivo com alunos do 5º ao 7º ano, desenvolvendo atividades pedagógicas para a prevenção ao uso de drogas e à violência. Durante 16 semanas, os formandos tiveram aulas sobre: “Considerar as consequências, resistência às pressões de grupos”, “valorização da autoestima”, “controle de tensão”, “solução pacífica de conflitos”, “influência dos meios de comunicação e busca de modelos positivos de vida”.

A solenidade contou com a presença do Tenente Siebra Moura, representando o Comandante da Polícia Militar do Estado do Ceará, da Coordenadora de Ensino Fundamental, Edna Carvalho; do diretor da Escola Maria José Santos Ferreira Gomes, Pedro Grandson; e da coordenadora pedagógica do Colégio Sobralense de Tempo Integral Maria Dorilene Arruda Aragão,  Cristina Ribeiro.

Veja mais fotos aqui