sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Estudantes de Sobral participarão da Ópera Mundial da Ciência 2019

Os estudantes de Sobral irão participar da Ópera Mundial da Ciência (Global Science Opera - GSO) de 2019, juntamente com estudantes de Campos dos Goytacazes (RJ), de São Tomé e Príncipe, na Costa da África, e de Portugal. Com o tema “Gravidade”, a ópera abordará os 100 anos do Eclipse de 1919, com o qual foi possível comprovar a Teoria da Relatividade Geral, desenvolvida pelo físico Albert Einstein.

Os estudantes de Sobral estão participando de videoconferências com estudantes dos outros países participantes para escreverem juntos a história principal da ópera. O objetivo principal da iniciativa internacional é despertar nos estudantes o interesse pela Ciência, através da música. O projeto envolverá professores de Ciências da Rede Municipal e de Música da Universidade Federal do Ceará. 

A primeira apresentação será realizada em maio, na ocasião das comemorações do Centenário do Eclipse de 1919, em Sobral. E em dezembro, os estudantes de Sobral participarão da apresentação da Ópera completa.