terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Olimpíada de Língua Portuguesa abre inscrições para estudantes da Rede Pública

Estudantes e professores da Rede Pública de Ensino interessados em participar da 6ª Olimpíada de Língua Portuguesa - Escrevendo o Futuro têm até o dia 30 de abril para realizarem suas inscrições. Nesta edição, a competição reforça a valorização da interação de crianças e jovens com seu território e retoma o tema “O lugar onde vivo”. Assim, para participar do concurso, o estudante deve resgatar histórias, estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade, o que contribui para o desenvolvimento de sua cidadania.

Os alunos participantes devem estar matriculados no Ensino Fundamental (a partir do 5° ano) ou no Ensino Médio. A Olimpíada é dividida em cinco categorias: Poema, Memórias literárias, Crônica, Documentário e Artigo de Opinião. Nos gêneros textuais, os estudantes serão orientados a escrever, em sala de aula, durante as oficinas, um texto, em língua portuguesa, original e de autoria exclusiva. Já na categoria de Documentário, os alunos trabalharão em trio, sob orientação do professor, e deverão produzir juntos o projeto (composto pela sinopse, argumento e roteiro) e o documentário, em vídeo. O período de seleção das melhores produções ocorre entre os meses de agosto e dezembro, e será composto por cinco etapas: escolar, municipal, estadual, regional e final.  

A Olimpíada de Língua Portuguesa é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país. Realizado pelo Ministério da Educação, em parceira com a Fundação Itaú Social e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC), o concurso integra as ações desenvolvidas pelo Programa Escrevendo o Futuro e procura contribuir para a melhoria da qualidade de ensino e para o aperfeiçoamento da escrita dos alunos inscritos. Nesta edição, a premiada escritora mineira, Conceição Evaristo, será homenageada.

- Inscrições, clicando aqui.