sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Seminário de Alfabetização reúne educadores da rede municipal de Sobral

A Secretaria da Educação de Sobral promoveu, na terça-feira (29/01), o Seminário de Alfabetização, no auditório do Centro Integrado SESI SENAI de Sobral. Com o tema “Alfabetizou? E agora?”, o seminário reuniu professores e coordenadores pedagógicos do 1º e do 2º ano do Ensino Fundamental que atuam nas escolas públicas municipais de Sobral.


“O processo de alfabetização consolidado em Sobral se tornou referência para outros municípios cearenses e para o País. Nosso novo desafio é conciliar as pautas novas com a alfabetização, ou seja, construir um processo sólido a partir do novo currículo, a partir de materiais didáticos que vão para além do que propõe o PNLD, ou trazer ainda um processo mais consistente nos ciclos finais da educação infantil”, explicou o secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima.

A palestra foi conduzida pelo professor João Batista Araújo Oliveira, fundador e presidente do Instituto Alfa e Beto, na qual foram abordados os conceitos de alfabetização no contexto do ensino da língua, além de apresentadas evidências sobre o que precisa ser ensinado e como. 

Também participaram do seminário, a coordenadora de Ensino, Edna Lima; a gerente da Célula de Ensino Fundamental – Anos Iniciais, Arinede Almeida; e a diretora pedagógica da Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (Esfapege), Tarjjara Almeida.

Em seguida, os gestores escolares do 2º ao 4º ano do Ensino Fundamental participaram de uma reunião, no Planetário de Sobral, na qual foi abordado o projeto de pesquisa “Fluência de Leitura - Coleção Leituras para o Ensino Fundamental - Anos Iniciais”.