quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Inscrições abertas para a Reunião Regional da SBPC em Sobral

Estão abertas as inscrições para submissão de trabalhos à Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) em Sobral. Os interessados têm até o dia 11 de março para realizar a inscrição no evento, que será realizado de 27 a 30 de março, no Centro de Convenções de Sobral. Com o tema “Educação Básica de Qualidade: currículo, carreira e gestão escolar”, o objetivo do encontro é discutir temas centrais das políticas educacionais do País, entre as quais as experiências locais exitosas, o desafio de melhorar o Ensino Médio e o ensino das ciências, bem como iniciativas diversas e ideias inovadoras.

Para aqueles que não desejarem apresentar trabalhos, as inscrições para ouvintes seguem abertas até o dia 25 de março. A inscrição no evento é gratuita e dá direito ao certificado de participação geral. A programação do evento contará com conferências e mesas-redondas, além da realização de uma feira de ciências para os estudantes da rede municipal, organizada pela Prefeitura de Sobral em parceria com as escolas locais.

Apresentação de Relatos Científicos

Nos dias 28 e 29 de março, das 10h às 12h, pesquisadores, acadêmicos irão apresentar, em formato de pôster, os relatos científicos de pesquisas e estudos em nível de graduação e pós-graduação, conforme instruções disponíveis no site oficial da Reunião Regional.

Relatos de Experiências Educacionais

Também nos dias 28 de 29 de março, das 10h às 12h, professores e profissionais da educação básica irão apresentar, em formato de pôster, relatos de experiências ou pesquisas desenvolvidas. Os interessados deverão realizar as inscrições, exclusivamente pela internet, no link https://doity.com.br/sbpc-sobral-poster.

As experiências deverão ser apresentadas em formato de pôster, conforme modelo em http://bit.ly/2SxHwGz.

I Feira de Ciências das Escolas Públicas Municipais de Sobral 

Também na mesma data, das 13h às 15h, será realizada a Feira de Ciências das Escolas Públicas Municipais de Sobral, na qual os professores orientadores e estudantes da Educação Básica apresentarão práticas exitosas nas áreas de Linguagens (Língua Portuguesa, Artes, Educação Física), Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia) e Ciências Humanas (História e Geografia). Os trabalhos serão avaliados por uma comissão e os três melhores de cada área serão premiados com um troféu e certificado de honra ao mérito. 

A inscrição para a Feira de Ciências pode ser realizada em http://bit.ly/2IKWpWb.

O modelo de pôster para a apresentação de trabalhos na feira de ciências está disponível no link http://bit.ly/2SxHwGz

Comemorações

O evento será realizado pela SBPC em conjunto com outras entidades e os governos do Ceará e de Sobral, para promover este ano a celebração do centenário do Eclipse de Sobral 1919-2019. O fenômeno é considerado um marco na ciência mundial por ter se constituído no experimento mais importante que confirmou a Teoria da Relatividade Geral, desenvolvida pelo físico Albert Einstein (1879-1955) e publicada em 1915.

A programação dedicada ao centenário começa em 27 de março, primeiro dos quatro dias da Reunião Regional da SBPC. No dia 29 de maio, data em que o fenômeno foi observado cem anos atrás, serão realizadas celebrações simultâneas em Sobral, Ilha do Príncipe, Portugal e Inglaterra. A agenda de eventos em comemoração ao Centenário do Eclipse teve início em maio de 2018 e segue até novembro próximo. Saiba mais da Reunião Regional no site: http://rr.sbpcnet.org.br/sobral/.

- Inscrição de relatos de experiências educacionais, clicando aqui
- Inscrição na Feira de Ciências, clicando aqui.
- Baixe o modelo de pôster, clicando aqui.
- Inscrição de ouvintes, clique aqui.