sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Prefeitura de Sobral concede bolsa para egressos do #SobralnoEnem aprovados em Medicina

Durante o seminário “Educar pra Valer”, o prefeito Ivo Gomes entregou a ex-estudantes do #SobralnoEnem e da rede pública municipal de ensino aprovados no curso de Medicina da UFC Sobral um cartão simbólico, que representa o acesso desses estudantes ao projeto Bolsa Universidade. Os alunos receberão durante 10 meses uma bolsa no valor de R$ 400,00 pagos pela Prefeitura Municipal, por meio do programa #ocupaJuventude. Todos foram alunos da rede pública municipal de ensino, requisito para conseguir vaga no cursinho preparatório.

“São muito importantes as políticas públicas educacionais para jovens e espero que continuem. Fico muito preocupada com algumas falas em âmbito nacional que colocam a universidade como espaço de uma elite intelectual. Acho que a Universidade é lugar de quem quer e corre atrás dos seus objetivos como nós fizemos. Nós não somos filhos de uma elite financeira ou intelectual. Nós somos filhos dos trabalhadores e das domésticas. E estamos aqui para dizer que a escola pública pode”, disse Mikaele Ancelmo, aprovada em 1º lugar para Medicina.  

O projeto Bolsa Universidade de Sobral tem como finalidade melhorar as condições de permanência no ensino superior dos estudantes egressos da rede pública de ensino, por meio de auxílio financeiro, que garante aporte às despesas relacionadas a moradia, alimentação, transporte e material didático, por exemplo. “Grande parte dos estudantes se evadem das universidades logo no primeiro ano, o Bolsa Universidade foi criado para ajudar os estudantes nessa fase crucial, muitos são de origem humilde, alguns dos distritos, e têm dificuldades para se manter em Sobral”, disse o prefeito Ivo Gomes.

Continuam abertas, até o dia 22 de fevereiro, as inscrições para o Bolsa Universidade. O programa é voltado para estudantes universitários do 1º ou 2º período, prioritariamente dos distritos, que não tenham diploma de curso superior. São oferecidas 350 vagas para estudantes oriundos da rede pública de ensino e membros de famílias inscritas no cadastro único, beneficiárias de programas assistenciais.

- Faça sua inscrição AQUI.