segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Política educacional de Sobral é referência para gestores de todo o Brasil

A educação de Sobral tem sido modelo para municípios de todo o Brasil. Por isso, nos dias 7 e 8 de fevereiro, prefeitos, secretários de educação e pesquisadores de 32 redes públicas de ensino, de vários estados brasileiros, estiveram participando do II Seminário Educar pra Valer, promovido pela Associação Bem Comum em parceria com a Fundação Lemann. Os gestores conheceram as boas práticas de gestão pública desenvolvidas em Sobral para o avanço na qualidade da educação e formalizaram a parceria com a Bem Comum.


A vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, que foi secretária da Educação de Sobral e do Estado do Ceará, abriu o seminário falando sobre os desafios enfrentados no início do processo de construção da política educacional de Sobral e os fatores indispensáveis para alcançar êxito, como vontade política, diagnóstico, estabelecimento de metas, avaliação dos resultados e engajamento de toda a comunidade escolar.

“O programa Educar Pra Valer nasceu de um desafio que o Jorge Paulo Lemann nos fez. Seríamos capazes de colaborar com redes escolares em municípios, cujos prefeitos quisessem pra valer, de verdade, garantir a aprendizagem dos seus alunos, a partir da experiência de Sobral? É isso o que estamos nos esforçando para fazer: construindo com os prefeitos, secretários, diretores, professores dos municípios que participam do Educar Pra Valer novos caminhos, novas estratégias que assegurem com o protagonismo das suas redes, a efetiva aprendizagem dos seus alunos e alunas, a partir da sua alfabetização na idade certa”, disse Veveu Arruda.

Na ocasião, o prefeito Ivo Gomes e o secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, apresentaram os estudantes da rede pública, participantes do #SobralnoEnem, que foram aprovados em Medicina na Universidade Federal do Ceará e receberão o Bolsa Universidade. “Todos têm igualmente a mesma capacidade de aprender, independente de origem econômica, de gênero, de estrutura familiar. O que diferencia garotos dos bairros pobres e o dos bairros mais elegantes são as oportunidades que são oferecidas a elas”, disse o prefeito.


O empresário Jorge Paulo Lemann, presidente do conselho da Fundação Lemann, falou sobre a importância da educação para o desenvolvimento de uma nação e como o exemplo de Sobral tem sido referência para o restante do Brasil. “Estive em Sobral há algum tempo e fiquei muito satisfeito com o que vi sendo feito nas escolas daqui. É bom ver tanta gente focada em educação, interessada em educar melhor e sabendo que temos que educar nossas crianças brasileiras melhor do que estamos educando agora. A possibilidade de um país competir no mundo moderno depende da educação que ele oferece para suas crianças”.