As experiências práticas da política educacional em competências socioemocionais aplicadas nas escolas da Rede Municipal de Sobral foram destaque no evento "As Competências para o Século XXI", promovido nesta quinta-feira (14/02), pelo Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (CEIPE) por meio da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (FGV/EBAPE), no Rio de Janeiro.
O evento teve como objetivo reunir educadores e gestores em um debate sobre competências e habilidades fundamentais para profissionais do futuro. Na ocasião, o secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, e o gerente-executivo da Eleva Educação, Caio Lo Bianco, apresentaram a política de educação em competências socioemocionais que vêm sendo aplicadas no currículo dos ensinos público e privado.
"A gente quer identificar as questões socioemocionais que os alunos habitualmente carregam e depois construir uma cultura de formação cognitiva trazendo aspectos socioemocionais. De uma maneira bem lúdica, não é trabalhar a leitura pela leitura, é trazer texto reflexivo que trate sobre uma pauta afetiva e que possa ser trabalhada com todo rigor previsto no currículo mas que estimule o pensamento reflexivo e crítico", explicou o secretário, Herbert Lima.
O evento teve como objetivo reunir educadores e gestores em um debate sobre competências e habilidades fundamentais para profissionais do futuro. Na ocasião, o secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, e o gerente-executivo da Eleva Educação, Caio Lo Bianco, apresentaram a política de educação em competências socioemocionais que vêm sendo aplicadas no currículo dos ensinos público e privado.
"A gente quer identificar as questões socioemocionais que os alunos habitualmente carregam e depois construir uma cultura de formação cognitiva trazendo aspectos socioemocionais. De uma maneira bem lúdica, não é trabalhar a leitura pela leitura, é trazer texto reflexivo que trate sobre uma pauta afetiva e que possa ser trabalhada com todo rigor previsto no currículo mas que estimule o pensamento reflexivo e crítico", explicou o secretário, Herbert Lima.