segunda-feira, 2 de maio de 2022

39º Seminário sobre a Educação de Sobral reúne educadores e gestores de 22 municípios brasileiros


A Secretaria da Educação de Sobral (SME) promoveu, nos dias 28 e 29 de abril, o 39º Seminário sobre a Educação de Sobral, que apresentou a política educacional do município. O seminário contou com a participação de educadores e gestores de 22 municípios brasileiros.

Abrindo o seminário, no auditório da Prefeitura de Sobral, na tarde da quinta-feira (28/04), o secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, apresentou a estrutura da rede municipal de ensino, os desafios superados ao longo dos últimos 25 anos e as novas metas da gestão municipal.

Ao lado da secretária da Cultura e Turismo de Sobral (Secult), Simone Passos, o secretário ainda agradeceu a parceria estabelecida com a Secult, que preparou uma programação cultural para os participantes do Seminário.

“Para nós, está sendo uma alegria imensa poder desenvolver essas ações em parceria com a Secult. Montar uma programação cultural para o seminário é algo muito importante, porque esse evento tem atraído cada vez mais gente de diversas regiões do país”, afirmou Herbert Lima.

Seguindo a programação, a gerente da Coordenadoria de Desenvolvimento da Aprendizagem e da Gestão Pedagógica, Maiara Melo, falou sobre a importância da figura do diretor nas escolas e as estratégias para garantir equidade na rede municipal de ensino.


As comitivas também visitaram a Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (Esfapege), responsável pela formação dos educadores de Sobral; e a Casa da Avaliação Externa, que realiza, semestralmente, um diagnóstico da aprendizagem dos estudantes da educação infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Já na manhã da sexta-feira (29/04), as comitivas visitaram o Centro de Educação Infantil Padre João Mendes Lira e a Escola Padre Osvaldo Carneiro Chaves, localizados no bairro Dom Expedito; a Escola José da Matta e Silva, no bairro Campo dos Velhos; e a Escola de Tempo Integral Maria Dias Ibiapina, no bairro Pedro Mendes.


O Seminário sobre a Educação de Sobral acontece mensalmente e recebe educadores de diversos estados brasileiros para compartilhamento de experiências.

Estiveram presentes no Seminário comitivas das cidades de Salvador e Camacan, na Bahia; Cuiabá, no Mato Grosso; São Paulo, Cajati, Álvares Machado, Lorena, Cubatão, São José dos Campos, Presidente Prudente, e Jacareí, em São Paulo; Tacaimbó, no Pernambuco; Itabaiana, Em Sergipe; Belo Horizonte, em Minas Gerais; Pacoti, Solonópole, Sobral, Viçosa do Ceará, Caucaia, Santana do Acaraú e Ipu, no Ceará.