sexta-feira, 20 de maio de 2022

Realizada segunda formação em serviço para diretores das 73 escolas municipais de Sobral


Foi realizada, na tarde desta quinta-feira (19/05), a segunda formação em serviço oferecida pela Secretaria da Educação de Sobral (SME) para os diretores das 73 escolas municipais. O momento foi realizado no auditório da Prefeitura de Sobral e contou com a presença do secretário da Educação, Hebert Lima, além de coordenadores, gerentes e técnicos da SME.

O encontro foi conduzido pela Coordenadoria de Educação Infantil, e contou com uma intervenção artística realizada pelos educadores sociais da Brinquedoteca do Didi. A ideia é que os diretores passem por ciclos formativos conduzidos pelas dez coordenadorias da Secretaria da Educação.

A abertura do evento contou a palestra “Sala de aula: lugar onde se aprende”, ministrada por Herbert Lima. “Nesse encontro, os diretores escolares puderam refletir sobre o papel da gestão escolar com foco pedagógico. Foi um encontro pautado em reflexões e leituras e exercícios práticos”, destacou o secretário.


Durante a formação, a coordenadora de Educação Infantil da SME, Kathleen Arcanjo, dialogou com os diretores sobre a implementação do documento curricular da rede municipal de ensino de Sobral. Foram realizados estudos de casos, análise de imagens e explanação dos instrumentos e documentos norteadores construídos para modelar o planejamento e relatórios às expectativas do currículo e ainda qualificar os processos pedagógicos sob o olhar das pesquisas avaliativas.

A próxima formação de diretores acontecerá no dia 9 de junho, e será mediada pela Coordenadoria de Ensino Fundamental (CEF) I. Será abordado o tema “(Re)construindo a parceria para uma gestão democrática participativa e inclusiva”.

As formações seguirão até o mês de novembro e abordarão temas como a construção de uma parceria para uma gestão democrática participativa e inclusiva; a dinâmica do diretor escolar nos processos de gestão da escola; e a importância do planejamento, organização e monitoramento das ações administrativas no âmbito escolar.

Veja mais fotos da formação: https://bit.ly/38FMXBg